Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Alemanha prevê longo período de crise econômica


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse hoje (2), em sessão no Parlamento, que deve “demorar anos” o fim da crise econômica internacional, que atingiu vários dos 17 países da zona do euro e os Estados Unidos. Pressionada a tomar decisões na tentativa de conter os impactos da crise, Merkel reiterou sua rejeição à proposta de o Banco Central Europeu emitir títulos em nome do conjunto de países que utilizam a moeda comum.

Para a chanceler alemã, é necessário definir uma espécie de freio da dívida e lançar as bases para a unidade fiscal na área do euro. A ordem do dia é a “união de estabilidade" para fortalecer a região por meio de uma parceria fiscal. Segundo Merkel, a crise representa "uma oportunidade para fortalecer a União Monetária Europeia".

Ela defendeu ainda uma "nova união fiscal" na Europa, com “mais disciplina” no uso de recursos do orçamento. Para o dia 5, Merkel e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, preparam o anúncio de propostas para combater os efeitos da crise com disciplina e reestruturação da União Europeia.

Segundo a chanceler, uma nova ordem na regulamentação definirá mudanças nas instituições de supervisão e nos mecanismos para fazer cumprir as disposições. A ideia é estipular regulamentos que incluam a estabilidade.

Para discutir o assunto, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, reúne-se hoje com Sarkozy em Paris. Sarkozy defendeu ontem (1º) a atuação da União Europeia e prometeu, em parceria com a Alemanha, reformar os tratados do bloco. Segundo ele, a saída da crise econômica internacional depende de trabalho e do controle dos gastos.

O presidente francês disse ainda que a estabilidade da Europa é o principal pilar para garantir a superação dos impactos da crise. De acordo com ele, as decisões na região devem ser tomadas com “mais disciplina e solidariedade” dos países-membros. É necessário “repensar a organização da Europa”, acrescentou.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa, e da Notimex, do México

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)