Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

A lendária cantora argentina Mercedes Sosa faleceu hoje (04) aos 74 anos



BBC Brasil

A lendária cantora argentina Mercedes Sosa faleceu hoje (04), informaram os familiares. Ela tinha 74 anos. "Nesta data, na cidade de Buenos Aires, Argentina, temos que informar que a senhora Mercedes Sosa, a maior artista da música popular latino-americana, nos deixou", diz um comunicado entregue pela família da cantora a jornalistas que estavam na frente da clínica Sanatório de la Trinidad, no bairro portenho de Palermo.

"Uma mulher maravilhosa nos deixou" disse o sobrinho da cantora, "Cuqui" Sosa. Segundo ele, o corpo da cantora será velado no Congresso argentino. Até agora, não existe boletim médico sobre a morte de Mercedes Sosa, cujo óbito aconteceu pouco após 5h da manhã deste domingo.

O último boletim de sábado à noite dizia que a saúde da cantora seguia muito grave e com deterioração das funções orgânicas. Os médicos também ressaltaram que ela continuava em coma e com assistência respiratória mecânica. Na noite da sexta-feira, o sacerdote Luis Farinello havia dado a extrema-unção à cantora. 

"La Negra" Sosa ficou conhecida em todo o mundo por suas gravações de músicas folclóricas e populares da Argentina e outros países da América Latina e ficou internada na UTI por semanas.

A morte de Mercedes Sosa mobilizou a Argentina neste domingo. Todos os canais de televisão passaram a transmitir shows dela.

"Mãe amada e amorosa, mulher da América ferida, a sua canção nos dá asas e faz com que a pátria toda, encolhida e desolada, ainda não morra, porque sempre cantarás nas nossas almas", afirmou a cantora Teresa Parodi, amiga de Sosa.

Velório no Congresso

Outro artista e amigo de Mercedes Sosa, Juan Carlos Saravia, disse que a notícia era esperada, mas "quando chega é muito triste".

Os restos mortais da cantora vão ser velados a partir de meio dia em Buenos Aires, na sede do Congreso Nacional.

Sosa enfrentou censura e perseguição na década de 1970, durante a ditadura militar argentina, quando os seus discos, carregados de conteúdo social, se transformaram em referência contra o regime.

O seu último álbum, duplo, lançado no início do ano, foi indicado a três prêmios Grammy Latino (álbum do ano, melhor capa e melhor álbum de folclore) .

O disco Cantora 1 é uma coleção de canções populares gravadas em duetos com artistas como Caetano Veloso, Jorge Drexler, Shakira e Joan Manuel Serrat.

Entre os compositores que interpretou estão Charly García, Alejandro Lerner, Atahualpa Yupanqui, León Gieco, Fito Páez e Silvio Rodríguez.

Nesta semana, depois que a saúde de Mercedes Sosa se deteriorou mais, o site da cantora foi inundado por mensagens desejando-lhe melhoras.

Também foi montada uma vigíla na porta da clínica em que a cantora estava internada. 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe