Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

A lendária cantora argentina Mercedes Sosa faleceu hoje (04) aos 74 anos



BBC Brasil

A lendária cantora argentina Mercedes Sosa faleceu hoje (04), informaram os familiares. Ela tinha 74 anos. "Nesta data, na cidade de Buenos Aires, Argentina, temos que informar que a senhora Mercedes Sosa, a maior artista da música popular latino-americana, nos deixou", diz um comunicado entregue pela família da cantora a jornalistas que estavam na frente da clínica Sanatório de la Trinidad, no bairro portenho de Palermo.

"Uma mulher maravilhosa nos deixou" disse o sobrinho da cantora, "Cuqui" Sosa. Segundo ele, o corpo da cantora será velado no Congresso argentino. Até agora, não existe boletim médico sobre a morte de Mercedes Sosa, cujo óbito aconteceu pouco após 5h da manhã deste domingo.

O último boletim de sábado à noite dizia que a saúde da cantora seguia muito grave e com deterioração das funções orgânicas. Os médicos também ressaltaram que ela continuava em coma e com assistência respiratória mecânica. Na noite da sexta-feira, o sacerdote Luis Farinello havia dado a extrema-unção à cantora. 

"La Negra" Sosa ficou conhecida em todo o mundo por suas gravações de músicas folclóricas e populares da Argentina e outros países da América Latina e ficou internada na UTI por semanas.

A morte de Mercedes Sosa mobilizou a Argentina neste domingo. Todos os canais de televisão passaram a transmitir shows dela.

"Mãe amada e amorosa, mulher da América ferida, a sua canção nos dá asas e faz com que a pátria toda, encolhida e desolada, ainda não morra, porque sempre cantarás nas nossas almas", afirmou a cantora Teresa Parodi, amiga de Sosa.

Velório no Congresso

Outro artista e amigo de Mercedes Sosa, Juan Carlos Saravia, disse que a notícia era esperada, mas "quando chega é muito triste".

Os restos mortais da cantora vão ser velados a partir de meio dia em Buenos Aires, na sede do Congreso Nacional.

Sosa enfrentou censura e perseguição na década de 1970, durante a ditadura militar argentina, quando os seus discos, carregados de conteúdo social, se transformaram em referência contra o regime.

O seu último álbum, duplo, lançado no início do ano, foi indicado a três prêmios Grammy Latino (álbum do ano, melhor capa e melhor álbum de folclore) .

O disco Cantora 1 é uma coleção de canções populares gravadas em duetos com artistas como Caetano Veloso, Jorge Drexler, Shakira e Joan Manuel Serrat.

Entre os compositores que interpretou estão Charly García, Alejandro Lerner, Atahualpa Yupanqui, León Gieco, Fito Páez e Silvio Rodríguez.

Nesta semana, depois que a saúde de Mercedes Sosa se deteriorou mais, o site da cantora foi inundado por mensagens desejando-lhe melhoras.

Também foi montada uma vigíla na porta da clínica em que a cantora estava internada. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

A recente comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre o conflito entre Israel e Hamas e o Holocausto gerou fortes reações, tant

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Considerada um dos destaques do Novo PAC para a região Norte, a ponte rodoviária que fará a ligação entre Brasil e Bolívia, pela BR-425/RO, está c

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Considerado o principal evento internacional para cidades, o Smart City Expo World Congress 2023 acontece na primeira quinzena de novembro em Barcel

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Importante para fortalecer a integração sul-americana, a ponte rodoviária que ligará Brasil e Bolívia, na BR-425/RO, está mais perto de se tornar re

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)