Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Viveiros coletivos produzirão mudas frutíferas


A Santo Antônio Energia está apoiando a implantação de Viveiros Coletivos para cultivo de mudas de espécies frutíferas em dois reassentamentos. A iniciativa atendem as comunidades Santa Rita e Novo Engenho Velho, ambas localizadas no entorno do empreendimento da usina hidrelétrica. O objetivo é estimular atividades coletivas, orientar os reassentados a aprenderem novas técnicas como a alporquia (método de reprodução assexuada de plantas), enxertia (união de tecidos de duas plantas de diferentes espécies), estaquia (plantio de pequenas estacas de caule).

Em Santa Rita o trabalho está sendo conduzido pelos técnicos da Emater-RO. O viveiro, que está parcialmente implantado, teve seus trabalhos iniciados com a realização de um mutirão que contou com a participação de moradores de 13 lotes da comunidade, que fizeram a limpeza da área, formaram covas, serraram as madeiras e esticaram o arame para a cobertura do viveiro. A partir de janeiro do próximo ano será colocada a cobertura (sombrite). Nessa etapa inicial serão cultivadas, no espaço de 600 metros quadrados (20mx30m), mudas de frutíferas de abacaxi, banana, açaí e também as mudas florestais de castanheira, pequiá e itaúba. A capacidade do viveiro é para o cultivo de 20 mil mudas. Atualmente existem 30 famílias envolvidas sendo orientadas pelos técnicos da Assessoria Técnica Social e Ambiental (ATES), da Emater-RO.

No reassentamento de Novo Engenho Velho a implantação do viveiro deverá ocorrer somente no próximo ano. As ações estão em fase de planejamento. Segundo a ATES, a comunidade realizará o trabalho com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), por meio do Fundo Municipal de Meio Ambiente. O objetivo será a produção de mudas florestais e frutíferas, que serão utilizadas para arborização de espaços comunitários; recuperação de Área de Preservação Permanente (APP) e formação de pomares nos lotes de produção. As espécies ainda serão definidas pelos agricultores, depois da implantação do viveiro. Deverão ser cultivadas mudas de abacaxi, caju, açaí, itaúba, ingá e outras. O projeto contempla um viveiro no tamanho de 500m² (20mx25m), com capacidade para cultivar aproximadamente de 18 mil mudas. O público a ser envolvido no projeto serão 16 famílias do Novo Engenho Velho, com possibilidade de participação de mais 06 famílias do reassentamento Riacho Azul.

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir de 2016, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a entrar em operação.

Fonte: José Carlos Sá

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)