Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Visita técnica apresenta a estudantes o processo de recuperação de áreas em Rondônia


Visita técnica apresenta a estudantes o processo de recuperação de áreas em Rondônia - Gente de Opinião

Na próxima sexta-feira (14), alunos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho, farão uma visita técnica ao projeto Semeando Sustentabilidade, em Itapuã do Oeste, onde conhecerão o processo de recuperação de áreas degradadas em propriedades da região.

Os participantes são estudantes de especialização em Gestão Ambiental e a visita tem como tema a recuperação de áreas. Na atividade, eles conhecerão de perto todas as etapas que envolvem este trabalho, desde a coleta de sementes, realizada na Floresta Nacional (Flona) do Jamari até  a destinação final das mudas para as propriedades da agricultura familiar.

A programação iniciará com a trilha da Pedra Grande, onde poderão conhecer a parte de marcação de matrizes florestais, onde as sementes são coletadas. Em seguida, no viveiro do projeto, acompanharão o processo de germinação, desenvolvimento e rustificação - que é o preparo das mudas para ir a campo, com testes de temperatura e recursos hídricos.

O próximo passo é a visita a duas propriedades de agricultores familiares que possuem áreas em processo de recuperação através do Semeando. “Lá, eles vão conhecer a metodologia de recuperação, de plantio, espaçamento e culturas adaptadas a cada ambiente, seja reserva legal ou Área de Proteção Permanente (APP)”, explica o coordenador de Educação do Centro de Estudos Rioterra Alexandre Queiroz.

O projeto Semeando Sustentabilidade é executado pelo CES Rioterra, com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, e abrange os municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Cujubim e Rio Crespo. Desde sua implantação, já produziu e distribuiu mais de 1 milhão de mudas de diversas espécies em Rondônia, o suficiente para recuperar mais de 900 hectares de áreas degradadas e/ou alteradas. Para saber mais, acesse o site: http://semeandosustentabilidade.org/

Mais Sobre Meio Ambiente

Garimpagem: o grande vilão

Garimpagem: o grande vilão

Além das hidrelétricas, da queda natural gerada pelo fluxo das águas, da forte trepidação dos potentes motores dos empurradores de balsas, um outro  p