Quarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MPRO dá continuidade nas estratégias de prevenção e repressão a incêndios florestais em reuniões com diversos órgãos e instituições


MPRO dá continuidade nas estratégias de prevenção e repressão a incêndios florestais em reuniões com diversos órgãos e instituições - Gente de Opinião

O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente (Gaema), coordenou, na manhã desta terça-feira (24/6), reunião com representantes de diversos órgãos públicos para discutir estratégias de combate aos incêndios florestais no estado. A reunião foi presidida pela promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini e contou com a participação do promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi, além de integrantes do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Politec e Censipam.

Durante o encontro, o Censipam apresentou diagnóstico atualizado sobre eventos de fogo no Estado. Apesar das condições climáticas menos desfavoráveis em 2025, os números são semelhantes aos do ano anterior, o que acende um alerta sobre o possível aumento de queimadas provocadas pela ação humana. Os dados indicam que grande parte dos incêndios ocorre em áreas públicas, como unidades de conservação e terras indígenas. 

MPRO dá continuidade nas estratégias de prevenção e repressão a incêndios florestais em reuniões com diversos órgãos e instituições - Gente de Opinião

A Sedam relatou as operações realizadas que garantiram a proteção do bioma e ações de educação ambiental, além da necessidade de garantia orçamentária para as atividades de prevenção e repressão às queimadas, para que não se tenha um cenário desastroso como em 2024, já que o Estado conta com um plano totalmente elaborado.

Educação e prevenção

A política de prevenção foi destacada por representantes da Sedam e do Corpo de Bombeiros, com foco na conscientização de produções rurais, estudantes e comunidades. As ações iniciadas em janeiro incluíram visitas a escolas, associações e distritos, com foco nas regiões com maior incidência de fogo nos anos anteriores.

Ações repressivas e de segurança

O Corpo de Bombeiros informou que 929 brigadistas foram formados e 15 bases avançadas foram habilitadas nos municípios. No entanto, a corporação alertou para riscos de segurança enfrentados pelas equipes em áreas de conflito. A Polícia Militar reforçou que o Estado já entrou em uma fase que necessita de repressão às queimadas, especialmente em regiões como o Parque de Guajará-Mirim e Soldado da Borracha.

Mapeamento e inteligência

O Censipam disponibilizou-se na elaboração de um mapa de calor com áreas de reincidência de fogo entre 2022 e 2024. O objetivo é direcionar ações de repressão e presença estatal nos locais mais críticos. A promotora de Justiça Valéria Canestrini defendeu a intensificação das operações em unidades de conservação com histórico de criminalidade, ressaltando a importância da atuação policial para proteger equipes de fiscalização e conter os incêndios provocados intencionalmente.

Direito protegido

A atuação do MPRO visa defensor do direito coletivo ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, previsto no artigo 225 da Constituição Federal. As ações desenvolvidas, em parceria com órgãos de fiscalização e segurança, visam prevenir danos irreversíveis à biodiversidade e garantir a saúde da população, ameaçada pela fumaça e poluição ambiental das queimadas prejudiciais.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Catadores retiram mais de 12 toneladas de resíduos do espaço da 13ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

Catadores retiram mais de 12 toneladas de resíduos do espaço da 13ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

Como parte da política pública de Economia Solidária, desenvolvida pelo governo de Rondônia, catadores de materiais recicláveis participaram de mais

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)