Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Vendaval provoca danos em Porto Velho (RO)


 
Após atingir cidades do interior de Rondônia, as primeiras tempestades da estação atingiram em cheio a capital de Rondônia na noite deste domingo.

Daniel Panobianco - Áreas de instabilidade formadas pelo excesso de calor e umidade formaram nuvens bastante desenvolvidas no sul do Amazonas no final da tarde deste domingo (19). As células mais desenvolvidas migraram para o norte de Rondônia atingindo Porto Velho por volta das 19h40min (horário local) provocando chuva, ventania e trovoadas.

Em diferentes pontos da cidade houve relatos de estragos, tais como árvores caídas, destelhamentos em algumas construções e queda de placas de publicidade.

De acordo com informações apuradas pelo De olho no tempo, no aeroporto "Governador Jorge Teixeira de Oliveira", entre as 18h40min e as 19h15min, dados de METAR reportaram para 3 rajadas de vento, a primeira com 37 km/h, a segunda com 46,3 km/h e a terceira, a mais intensa, com 55,6 km/h. A tempestade foi tamanha que a visibilidade horizontal na pista despencou de 9 mil metros para apenas 800 metros.
Imagens de satélite e de radares da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica) confirmaram a severidade do fenômeno. A previsão para os próximos dias é de novas pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de fortes rajadas de vento no norte rondoniense, inclusive em Porto Velho. O inicio da estação das chuvas começa a se configurar no inicio de outubro, em definitivo.

Fonte: Daniel Panobianco / De Olho no Tempo

 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat