Terça-feira, 26 de agosto de 2008 - 22h44
O Incra varreu mais de 1 milhão de hectares da Amazônia em um mês. No início de agosto, completou a gleba Curuá, um dos oito focos da operação fundiária no perímetro da BR-163. Até dezembro, terá varrido os 3 milhões de hectares previstos para esta ação. A expectativa é regularizar 3 mil imóveis em quatro grandes municípios do Pará Novo Progresso, Altamira, Trairão e Itaituba.
Nesta primeira fase, o Incra fez o levantamento ocupacional de 1.111 imóveis. Mais de 800 só na gleba Curuá. Isso significa entrar na posse, conversar com as famílias, checar se há algum tipo de documentação da terra e há quanto tempo moram ali.
Os paranaenses Ana e João Oderdenge estão há 30 anos no município de Novo Progresso. O casal foi um dos posseiros visitados pelo Incra. Dona Ana e seu João vão receber o título definitivo da terra e ampliar a produção de leite e mel. "Vamos adquirir mais vacas leiteiras e colméias", afirma seu João.
A gleba Curuaés tem 1,9 milhão de hectares e lá também já está terminando o levantamento ocupacional. Faltam 25% dos 556 mil hectares em que o Incra precisa entrar. O restante são áreas já destinadas para unidades de conservação e reservas indígenas. A meta é entregar ao Exército o levantamento total da gleba até o final de setembro.
O Exército também está em campo. E já devolveu ao Incra 52 peças técnicas. Ali, constam planta georreferenciada do imóvel, dados de GPS e as coordenadas reais do imóvel, além de memorial descritivo. Com essas informações, o Incra pode começar a terceira fase da operação, a vistoria rural.
A coordenadora geral da ação pelo Incra, Silvana Silveira, explica que na vistoria se observam o tipo de exploração da terra, a produção do imóvel e o respeito à reserva legal. "A previsão é começar a vistoria em dez dias", explica Silvana.
Dinamização do trabalho
A partir da próxima semana, o Exército vai triplicar a capacidade operacional dos topógrafos. Mais 20 viaturas vão chegar às três bases da BR-163. Serão oito equipes em campo em Novo Progresso, e outras oito em Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira. Em Juriti Velho, seis equipes poderão medir o perímetro das glebas.
Hoje, em Novo Progresso, três viaturas são utilizadas nas visitas às posses. O topógrafo Alves Rocha é o coordenador do planejamento de campo e um dos responsáveis por preparar as peças técnicas que são encaminhadas ao Incra para a vistoria rural. Ele conta que, com as três viaturas, os oito homens em campo marcam 16 imóveis por dia. "Vamos poder multiplicar esse número por três", comemora.
Fonte: MDA
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama
A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira
Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)