Quinta-feira, 20 de novembro de 2008 - 10h31
Preocupado com possíveis conflitos fundiários na Floresta Nacional do Bom Futuro, um das unidades de conservação mais devastada do pais, que o deputado Eduardo Valverde (PT/RO), reuniu-se com o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para estudarem um medida pacífica para resolver às questões da degradação da área e dos loteamentos.
A reserva tem tido uma devastação intensa, sobretudo com a extração ilegal de madeira e o desmatamento para loteamentos, organizadas por grileiros.
De acordo com Valverde a situação precisa ser tratada com caltela por que a floresta nacional tem um núcleo urbano já formado, e qualquer remanejamento feito precipitadamente pode dimensionar as lutas. Há informações que os moradores resistirão à operação da força tarefa composta pelas Polícias Federal, Rodoviária Federal, Força Nacional, Ibama, Incra, Ministério Público Federal, Sedam e Exército.
O Ministro Minc, informou ao deputado que ações para contornar e evitar qualquer conflito tem sido feitas pelo ministério. Tanto que um grupo de trabalho formado por técnicos do MMA, do Governo Estadual e da Prefeitura de Porto Velho, vêm efetuando cadastramentos no local, para que com essas informações possam tomar as medidas necessárias.
De acordo com Minc, o manejo sustentável seja implantado e as comunidades receberão treinamento adequado. Não podemos mexer com essa comunidade indiscriminadamente. Retirá-los de lá não é uma saída viável, são muitas famílias. Precisamos cadastrá-las, localizá-las e criar condições para que o manejo florestal sustentável seja eficaz, disse.
Para o deputado Valverde é preciso estancar a entrada desenfreada de pessoas, que são atraídas com falsas promessas de loteamento. Tem sido feito promessas irresponsáveis de loteamentos. Lá é uma unidade de conservação e a extração de madeiras tem sido feita indiscriminadamente, frisou.
Fonte: Leila Denise
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia
Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor

A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)