Quinta-feira, 4 de junho de 2009 - 15h08
Campanha "Seja Positivo"
Objetos tão comuns do nosso cotidiano não parecem perigosos, mas a verdade é outra quando se fala do que existe por dentro deles. Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes contêm substâncias tóxicas em sua composição, esses objetos são utilizados por toda população mundial, e quando descartados em lixo doméstico podem prejudicar o meio ambiente e a saúde das pessoas.
Por falta de informação as pessoas costumam se livrar do lixo de qualquer forma, esse é o problema, o contato de substâncias provenientes de elementos químicos como o cádmio, o mercúrio e o chumbo encontrados em pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes. Esses resíduos liberados por elas podem afetar os lençóis freáticos, comprometendo a qualidade da água, afetando a fauna, a flora e o próprio ser humano, causando diversos danos no cérebro, fígado, rins e pulmões.
Formado por várias entidades o grupo GEAV (Grupo de Educação Ambiental Voluntário) ficou responsável de divulgar a lei do recolhimento e os malefícios desses produtos no município de Ji-Paraná, para isso eles contaram com a ajuda dos acadêmicos Bárbara Matana e Pedro Filipe de Araújo, do curso de comunicação social do CEULJI/ULBRA, os estudantes criaram a campanha "Seja Positivo", que incentiva o cidadão a fazer um ato positivo, ou seja, depositar nos pontos de coleta as pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes usadas.
Com a campanha acontecendo, o município de Ji-Paraná será pioneiro dentro do estado de Rondônia a conscientizar o cidadão a colocar em prática a lei que obriga a devolução após o consumo desses materiais.
A abertura da campanha será no dia cinco de junho, às 10:00h, no auditório A do CEULJI/ULBRA.
Seja POSITIVO, recicle!
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30
Foi apresentado durante a COP30, um projeto de criação do Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal. Com esse centro, a ideia é ter u

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo
Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate
A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30
Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)