Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

ULBRA: Campanha sobre recolhimento de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes



Campanha "Seja Positivo"



Objetos tão comuns do nosso cotidiano não parecem perigosos, mas a verdade é outra quando se fala do que existe por dentro deles. Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes contêm substâncias tóxicas em sua composição, esses objetos são utilizados por toda população mundial, e quando descartados em lixo doméstico podem prejudicar o meio ambiente e a saúde das pessoas.

Por falta de informação as pessoas costumam se livrar do lixo de qualquer forma, esse é o problema, o contato de substâncias provenientes de elementos químicos como o cádmio, o mercúrio e o chumbo encontrados em pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes. Esses resíduos liberados por elas podem afetar os lençóis freáticos, comprometendo a qualidade da água, afetando a fauna, a flora e o próprio ser humano, causando diversos danos no cérebro, fígado, rins e pulmões.
 
Formado por várias entidades o grupo GEAV (Grupo de Educação Ambiental Voluntário) ficou responsável de divulgar a lei do recolhimento e os malefícios desses produtos no município de Ji-Paraná, para isso eles contaram com a ajuda dos acadêmicos Bárbara Matana e Pedro Filipe de Araújo, do curso de comunicação social do CEULJI/ULBRA, os estudantes criaram a campanha "Seja Positivo", que incentiva o cidadão a fazer um ato positivo, ou seja, depositar nos pontos de coleta as pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes usadas.
 
Com a campanha acontecendo, o município de Ji-Paraná será pioneiro dentro do estado de Rondônia a conscientizar o cidadão a colocar em prática a lei que obriga a devolução após o consumo desses materiais.
  
A abertura da campanha será no dia cinco de junho, às 10:00h, no auditório A do CEULJI/ULBRA.

Seja POSITIVO, recicle!

Fonte: Ascom

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat