Sábado, 5 de maio de 2012 - 09h28
Nos dias 24 a 26 de maio, organizações da sociedade civil vão promover em Porto Velho e Vilhena eventos que compõem a primeira etapa da RO+30. Trata-se da Conferência Social Rondoniense sobre Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça e do Instituto de Defesa do Meio Ambiente Sustentável (Idesc), com a participação dos pesquisadores do Observatório das Cidades.
O evento tem como proposta colocar em discussão as perspectivas para os próximos trista anos do de Rondônia a partir da avaliação das transformações ambientais verificadas nestes primeiros trinta anos de existência do Estado. Na programação, tem destaque o Painel de Justiça Ambiental Concreta, que vai fomentar o debate acerca de casos concretos, como o desastre ambiental do rompimento da barragem do Apertadinho, em Vilhena, cujos danos permanecem praticamente sem reparação, em face dos imbróglios no processo judicial.
“É um caso que não pode cair no esquecimento e que, no entanto, não recebe a devida atenção, nem mesmo por parte de movimentos sociais que tratam da questão de barragens, mas que estranhamente nunca se manifestaram sobre o assunto”, esclarece o cientista político Pancho Lázaro, pesquisador que coordena essa primeira etapa de eventos. Ele observa que, no momento em que as atenções se voltam para as questões globais, em face da conferência Rio+20, a se realizar no Rio de Janeiro em junho deste ano, é importante não perder o foco sobre os problemas locais e regionais, principalmente em face do processo eleitoral deste ano para escolha dos agentes políticos municipais.
Já a partir de 7 de maio a programação dessa primeira etapa estará disponível no endereço www.conferenciaro30.blogspot.com.br. Contatos com os organizadores podem ser feitos pelo e-mail centrodeestudosepesquisas@gmail.com ou pelo telefone 32281557. Toda e qualquer organização social, ou mesmo cidadão interessado em colaborar mas que não seja vinculado a nenhuma instituição, pode agregar sua iniciativa à programação da RO+30.
Fonte: Edson Lustosa
Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho
Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista
O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a
Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)