Quinta-feira, 16 de outubro de 2014 - 07h33
De outubro a dezembro deste ano as chuvas serão intensas e acima dos padrões climáticos para as regiões que compreendem os Estados de Rondônia e Acre; o sudoeste do Amazonas e o noroeste, oeste e sudoeste do Mato Grosso.
A previsão foi confirmada na última terça-feira (14), pelo meteorologista Marcelo Gama, do Centro Regional de Porto Velho do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia). O técnico explicou que a previsão consta do Boletim Climático da Amazônia, documento que divulga as informações climáticas da Amazônia Legal, resultantes das observações e discussões que são feitas mensalmente e monitoradas pelos técnicos dos centros do Sipam de Porto Velho, Manaus e Belém.
Os meteorologistas fazem uma previsão de como vai se comportar a temperatura média e a precipitação em relação ao calor dos próximos três meses, em termos médios, e ainda uma previsão em relação ao volume de chuva esperado. As informações são importantes porque podem auxiliar a tomada de decisões de órgãos que necessitam de informações climáticas para direcionar suas ações.
Além dessas informações, Gama explica que a Divisão de Meteorologia do Sipam também distribui diariamente a previsão do tempo, que é feita com estimativa para 48, 72 e 96 horas. “Essas informações são colocadas à disposição de governos, da mídia e de instituições privadas que trabalham com esse fim”.
Para os próximos três meses, o Boletim Climático da Amazônia aponta que há um indicativo de que as águas da região do oceano Pacífico Equatorial vão manter o padrão de aquecimento nas regiões de afetadas pelo fenômeno do El Niño, que altera a circulação atmosférica e modula o clima da Amazônia, aumentando as chuvas nas regiões do Acre, Rondônia, noroeste, oeste e sudoeste do Mato Grosso.
As chuvas terão menor volume no leste do Amazonas, norte do Maranhão, nordeste paraense, mesorregião do Baixo Amazonas e Estado do Amapá, e nas demais regiões da Amazônia, deverão permanecer próximo dos padrões climatológicos.
A previsão de precipitação para a região que engloba o Estado de Rondônia para este mês de outubro, de acordo com o meteorologista, é de 190mm, sendo que somente nas duas primeiras semanas do mês já foram medidos 180mm de precipitação. Essa marca, segundo o técnico, afirma a tendência de chuvas acima do padrão para o restante do mês e nos dois meses seguintes. As médias das precipitações previstas para novembro e dezembro são respectivamente de 225mm e 319mm.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)