Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sipam prevê chuvas acima do padrão para o trimestre



De outubro a dezembro deste ano as chuvas serão intensas e acima dos padrões climáticos para as regiões que compreendem os Estados de Rondônia e Acre; o sudoeste do Amazonas e o noroeste, oeste e sudoeste do Mato Grosso.

A previsão foi confirmada na última terça-feira (14), pelo meteorologista Marcelo Gama, do Centro Regional de Porto Velho do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia). O técnico explicou que a previsão consta do Boletim Climático da Amazônia, documento que divulga as informações climáticas da Amazônia Legal, resultantes das observações e discussões que são feitas mensalmente e monitoradas pelos técnicos dos centros do Sipam de Porto Velho, Manaus e Belém. 

Os meteorologistas fazem uma previsão de como vai se comportar a temperatura média e a precipitação em relação ao calor dos próximos três meses, em termos médios, e ainda uma previsão em relação ao volume de chuva esperado. As informações são importantes porque podem auxiliar a tomada de decisões de órgãos que necessitam de informações climáticas para direcionar suas ações.

Além dessas informações, Gama explica que a Divisão de Meteorologia do Sipam também distribui diariamente a previsão do tempo, que é feita com estimativa para 48, 72 e 96 horas. “Essas informações são colocadas à disposição de governos, da mídia e de instituições privadas que trabalham com esse fim”. 

Para os próximos três meses, o Boletim Climático da Amazônia aponta que há um indicativo de que as águas da região do oceano Pacífico Equatorial vão manter o padrão de aquecimento nas regiões de afetadas pelo fenômeno do El Niño, que altera a circulação atmosférica e modula o clima da Amazônia, aumentando as chuvas nas regiões do Acre, Rondônia, noroeste, oeste e sudoeste do Mato Grosso.

As chuvas terão menor volume no leste do Amazonas, norte do Maranhão, nordeste paraense, mesorregião do Baixo Amazonas e Estado do Amapá, e nas demais regiões da Amazônia, deverão permanecer próximo dos padrões climatológicos.

A previsão de precipitação para a região que engloba o Estado de Rondônia para este mês de outubro, de acordo com o meteorologista, é de 190mm, sendo que somente nas duas primeiras semanas do mês já foram medidos 180mm de precipitação. Essa marca, segundo o técnico, afirma a tendência de chuvas acima do padrão para o restante do mês e nos dois meses seguintes. As médias das precipitações previstas para novembro e dezembro são respectivamente de 225mm e 319mm.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Meio Ambiente

Colaboradores do Sistema Fecomércio/RO participam da 4º etapa de implantação do Programa ECOS de Sustentabilidade

Colaboradores do Sistema Fecomércio/RO participam da 4º etapa de implantação do Programa ECOS de Sustentabilidade

Colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, participaram no auditório da Federação durante dois dias, da 4° etapa da implantação do programa

Barragens de minérios: Onde estão as outras com alto potencial de estrago ou alto risco

Barragens de minérios: Onde estão as outras com alto potencial de estrago ou alto risco

O Brasil tem 790 barragens de rejeitos de minérios, e mais de 300 delas não foram classificadas em relação ao seu risco de rompimento e ao potencial d

Porto Velho: Prefeitura destrava recurso de compensação social para Aterro Sanitário

Porto Velho: Prefeitura destrava recurso de compensação social para Aterro Sanitário

Os R$ 4 milhões também servirão para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano de Gerenciamento de Resíduos SólidosMais uma vitória im

Brumadinho: Qualidade da água do rio Paraopeba é considerada ruim. Veja as imagens

Brumadinho: Qualidade da água do rio Paraopeba é considerada ruim. Veja as imagens

Ontem (31/01), a Fundação SOS Mata Atlântica deu início à Expedição Paraopeba, que irá percorrer 356 km deste rio, de Brumadinho à Hidroelétrica Retir