Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Semagric monitora atividades no abatedouro de jacarés do Lago Cuniã


Semagric monitora atividades no abatedouro de jacarés do Lago Cuniã - Gente de OpiniãoA secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semagric) vem desenvolvendo, desde o ano de 2007, as atividades relacionadas a implementação do abatedouro de jacaré no Lago do Cuniã. O projeto de manejo do jacaré da Reserva Extrativista, fica no distrito de São Carlos, em Porto Velho, desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), com a parceria da prefeitura de Porto Velho, através dos técnicos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), de acordo com as normas sanitárias exigidas por lei.

O secretário da pasta, José Wildes, explica que o manejo e o controle populacional de jacarés do Lago da Reserva do Cuniã vêm sendo feito desde o ano de 2004 pelo Ibama. Com base nesses estudos é que se define o tamanho, sexo e o número de animais que devem ser abatidos por ano. Esse trabalho vem sendo acompanhado pela Semagric e conta com a parceria do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e do Instituto Chico Mendes (ICMBIO).

“Em 2007, o Ibama solicitou à secretaria o acompanhamento do SIM para participar da elaboração desse projeto. O abatedouro iniciou a atividade experimental com 30 animais. Após esse período de adaptação das pessoas da comunidade no serviço de captura, atividades da indústria (manejo pré-abate, abate propriamente dito, cortes da carne, embalagem a vácuo e armazenagem) transporte e implementação da linha de abate, serão abatidos 300 animais (de acordo com a cota definida pelo manejo) até a primeira quinzena de novembro”, relatou.

Ele explica ainda que a equipe do Serviço de Inspeção Municipal de Porto Velho, que é composta por Médicos Veterinários e auxiliares, dará assessoria completa ao empreendimento para que se adequem às normas higiênico-sanitárias exigidas pela legislação (Lei 1449, de 28 de Dezembro de 2001), estimulando o desenvolvimento econômico do empreendimento.

O projeto

Com este projeto será possível o beneficiamento da carne e do couro do Jacaré e a comercialização dos produtos na Reserva e em todo o Município. Wildes reforça que o projeto de manejo do Jacaré é conseqüência de uma preocupação por parte das autoridades e moradores da região, após vários acidentes envolvendo esses animais que vitimaram principalmente crianças.

Foram abatidos 30 jacarés no processo experimental que se deu no período de 1 a 4 de outubro no Frigorífico do Lago do Cuniã. O transporte da carne abatida e embalada sai da Reserva por terra até o Distrito de São Carlos e de São Carlos até o Porto do Cai N’água vai de barco, armazenado em isopor com gelo. Por dia é abatido até 15 jacarés. Essa primeira remessa da carne do jacaré está sendo distribuída como divulgação em restaurantes e há uma articulação com a Semed para inserir na merenda escolar, além do fornecimento para a Santo Antonio Energia.

Fonte: Meiry Santos
Foto: Semagric

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou reunião nesta sexta-feira (6), para dar andamento a criação do Comitê de Crise Hídrica e Monitoramento de Event

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)