Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sedam realiza Mutirão Ecológico em Buritis


 
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental está realizando nos dias 15 a 17 o mutirão ecológico no município de Buritis.

No cronograma os técnicos da Sedam irão realizar curso de percepção ambiental, visitas em associações e entrevistas nas emissoras de rádio para relatar a situação atual das queimadas no Estado de Rondônia. 

O objetivo do mutirão é conhecer e interagir com o ambiente de que faz parte. “O ser humano passa a entender a interdependência entre a sua existência e a natureza. Dessa forma adquire princípios e práticas elementares para reagir e responder diferentemente às ações sobre o ambiente em que vive aprendendo a proteger e a cuidar do mesmo”, explica a coordenadora de Educação Ambiental Iracy Wanderley. 

As técnicas da Sedam afirmam que o mutirão propõe, através de atividades dinâmicas, lúdicas e práticas de educação ambiental, estimular respostas ou manifestações (individuais e coletivas) decorrentes dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada pessoa formando cidadãos conscientes e com participação ativa na proteção ambiental. 

A equipe do mutirão ecológico de Buritis é formada por Viviane Casavechia, Iracy Wanderley, Vivian Helena Pereira e Anita Thomaz. O curso de percepção ambiental foi ministrado para 40 professores na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Buritis. 

Na quarta-feira (16) os técnicos da Sedam irão ministrar palestras na Associação dos Produtores Rurais da Comunidade São Paulo (ASPROCOP) e na Associação dos Produtores Rurais do Marco Satélite (ASPRUMAS). 

Continuando a programação no período da tarde acontecerá uma Blitz Educativa com o Grupo de Educadores Ambientais Voluntários (GEAV) e População na Praça Paulo Freire. Também haverá oficinas de reaproveitamento de PET para elaboração de instrumentos didáticos, confecção de mandalas e quadros de madeiras reaproveitadas e dinâmicas de grupo e brincadeiras com crianças.

Fonte: Ascom/Sedam

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat