Quarta-feira, 16 de setembro de 2009 - 13h29
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental está realizando nos dias 15 a 17 o mutirão ecológico no município de Buritis.
No cronograma os técnicos da Sedam irão realizar curso de percepção ambiental, visitas em associações e entrevistas nas emissoras de rádio para relatar a situação atual das queimadas no Estado de Rondônia.
O objetivo do mutirão é conhecer e interagir com o ambiente de que faz parte. “O ser humano passa a entender a interdependência entre a sua existência e a natureza. Dessa forma adquire princípios e práticas elementares para reagir e responder diferentemente às ações sobre o ambiente em que vive aprendendo a proteger e a cuidar do mesmo”, explica a coordenadora de Educação Ambiental Iracy Wanderley.
As técnicas da Sedam afirmam que o mutirão propõe, através de atividades dinâmicas, lúdicas e práticas de educação ambiental, estimular respostas ou manifestações (individuais e coletivas) decorrentes dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada pessoa formando cidadãos conscientes e com participação ativa na proteção ambiental.
A equipe do mutirão ecológico de Buritis é formada por Viviane Casavechia, Iracy Wanderley, Vivian Helena Pereira e Anita Thomaz. O curso de percepção ambiental foi ministrado para 40 professores na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Buritis.
Na quarta-feira (16) os técnicos da Sedam irão ministrar palestras na Associação dos Produtores Rurais da Comunidade São Paulo (ASPROCOP) e na Associação dos Produtores Rurais do Marco Satélite (ASPRUMAS).
Continuando a programação no período da tarde acontecerá uma Blitz Educativa com o Grupo de Educadores Ambientais Voluntários (GEAV) e População na Praça Paulo Freire. Também haverá oficinas de reaproveitamento de PET para elaboração de instrumentos didáticos, confecção de mandalas e quadros de madeiras reaproveitadas e dinâmicas de grupo e brincadeiras com crianças.
Fonte: Ascom/Sedam
O Instituto Amazônia+21 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, na tarde desta quinta-feira, 11, um acordo de
O governo de Rondônia realizou a primeira edição da pesca manejada de 2025 no Rio Cautário, alcançando resultados expressivos. Entre os dias 15 de a
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), obteve uma vitória judicial que obriga a conc
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p