Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sedam participa de soltura de quelônios


A Ecovale é uma organização não-governamental que há 14 anos luta para repovoar os rios do Vale do Guaporé, com espécies que poderiam estar extintas se não fosse o trabalho voluntário e de conscientização que vem sendo realizado. Mas só agora a entidade foi reconhecida como de utilidade pública pelo atual governo do Estado.

O secretário-adjunto da Sedam, Francisco de Sales, destacou que a Ecovale tem uma participação positiva na preservação das espécies que habitam as praias do Vale do Guaporé no processo de repovoamento dos rios, na conservação da fauna principalmente aquelas que são ameaças de extinção e no combate a pesca predatória.

“Esse é um trabalho que deveria ser copiado por outras associações para garantir a manutenção da biodiversidade”, disse Sales, acrescentando que no processo natural de desova da tartaruga só 1% dos filhotes sobrevive em decorrência dos ataques dos predadores. Já com o acompanhamento da desova e eclosão, onde as tartarugas são encaminhadas ao berçário, pelo período de 22 dias a chance de sobrevivência aumenta para 15%. “Por isso a importância do acompanhamento que a Ecovale desenvolve em prol dos quelônios”.

A Ecovale, que é presidida pelo ambientalista Zeca Lula, desenvolve atividades diretamente relacionadas à conservação da fauna, especificamente quelônios e aves ameaçadas de extinção, trabalhando com as comunidades quilombolas que habitam o local fazendo com que esse modelo de conservação ambiental com envolvimento comunitário inspire programas similares em Rondônia.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat