Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sedam orienta a população do Rio Palmeiras sobre prevenção às queimadas


Sedam orienta a população do Rio Palmeiras sobre prevenção às queimadas - Gente de Opinião

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Sedam, está realizando uma ação de conscientização e combate às queimadas para os moradores da comunidade rural do Rio Palmeiras, em Espigão do Oeste. A campanha tem como proposta levar orientação de sensibilização através da educação ambiental, para prevenir os riscos de queimadas e incêndios florestais em áreas rurais e urbanas.


Com o objetivo de educar e orientar a população sobre os riscos de atear fogo em lixo doméstico ou mato seco nos quintais e terrenos baldios, a campanha será desenvolvida em unidades de atendimento à saúde, escolas estaduais e em vias públicas. Na ação, a comunidade recebeu orientações sobre as formas corretas de prevenir as queimadas. 


No período da tarde, os técnicos da Sedam realizam reuniões com os produtores rurais para abordarem a questão que envolve a localidade, onde haviam nascentes dos rios que fazem parte da bacia hidrográfica do Rio Palmeiras, e assim exemplificar a importância da recuperação da nascente, plantio das vegetações nativas no contorno, possibilitando a proteção do solo com a  vegetação nativa da área.

Durante toda a semana, também foram realizadas ações de comunicação para sensibilizar a população a respeito dos perigos e consequências das queimadas urbanas e rurais.


AÇÕES DE PREVENÇÃO ÀS QUEIMADAS

A iniciativa teve como objetivo conscientizar os cidadãos para prevenção de incêndios e alertar para o período proibitivo de queimadas.  Além de conversar com as pessoas, visitaram moradores rurais do entorno do Rio Palmeiras, quanto às melhores medidas de prevenção a incêndios e combate ao fogo.


SAIBA COMO DENUNCIAR

Para queimadas na área rural, as denúncias  podem ser feitas pelo contato 3212-9648 ou pelo e-mail: ouvidoria@sedam.ro.gov.br  

Quando for necessário, o munícipe deve ligar para o Corpo de Bombeiros 193.

Para denunciar queimadas no perímetro urbano, a população deve entrar em contato com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente de cada cidade.

 

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)