Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

SEDAM cai do salto até com Ministro Nélson Jobim


Daniel Panobianco - Desta vez o secretário responsável pela SEDAM terá que arrumar uma boa desculpa ou dar mais um de seus xiliques frente às câmeras para distorcer a afirmação do Ministro Nélson Jobim, que veio em boa hora visitar a fronteira de Rondônia com a Bolívia, para depois, através de dados da imprensa e de papéis timbrados, não desconfiar dos números alarmantes do desmatamento no Estado.

Segue abaixo, o comentário do Ministro dizendo a impressão do que viu em Rondônia durante sua visita.

"Desmatamento Escandaloso"
O aumento do desmatamento parece pegar de surpresa alguns setores do governo. Em visita à Rondônia na semana passada, o ministro Nélson Jobim (Defesa), após percorrer e sobrevoar regiões de fronteira com a Bolívia ao lado dos comandantes do 6º Batalhão de Infantaria de Selva, classificou de "escandaloso" o desmatamento que viu com os próprios olhos: "Eu achava que era exagero da mídia, mas não imaginava ver o que vi. Há um completo desconhecimento no resto do país sobre o que está acontecendo em Rondônia", disse.
De volta à Brasília, Jobim anunciou que vai elaborar um relatório sobre o que viu na Amazônia. O documento trará uma série de sugestões que, promete, serão entregues pessoalmente à colega Marina Silva (Meio Ambiente) e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "O Estado tem de ocupar o seu espaço para eliminar o vazio de poder que existe na Amazônia", avalia o ministro, que pretende contar com a ajuda das Forças Armadas.
Enquanto isso aqui em Rondônia, diretores da SEDAM dão à louca na mídia batendo a mão na mesa contestando dados, cujos números são visíveis até para cegos.
Se o aumento de 600% é em um ponto localizado ou não, isso não importa, a verdade é que os centros de pesquisa e o governo, que julgam ser defensores do meio ambiente no Estado perderam o controle do desmatamento faz é tempo.

Dados: INPE - IBAMA - BBC
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)