Terça-feira, 12 de julho de 2011 - 22h40
Considerando a importância da criação do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, a discussão sobre as ações dos Estados para o melhoramento dos estoques de carbono florestal (REDD+) e a regularização de projetos de assentamento, será realizada a 1ª reunião de trabalho dos secretários de meio ambiente. O evento será nos dias 18 e 19, no auditório do Palácio Paiaguás, em Cuiabá (MT).
A secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Nanci Maria Rodrigues da Silva, participa da primeira reunião de trabalho dos secretários onde se pretende tratar das ações de proteção do clima e manejo sustentável de florestas nos Estados amazônicos e traçar estratégias de implementação.
Segundo ela, o Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal tem como objetivo estabelecer a integração das ações ambientais e estabelecer uma agenda conjunta que possibilite a priorização da temática ambiental de forma que o desenvolvimento dos Estados seja construído em bases sustentáveis.
A abertura da reunião será feita pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Duarte Teixeira e pelo governador do Estado do Mato Grosso, Sinval da Cunha Barbosa.
Consta na programação do evento o lançamento do Cimam (Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional), visando intensificar as ações de prevenção e combate a incêndios florestais, de forma conjunta e integrada entre os órgãos estaduais e federais; e assinatura do termo de referência para regularização ambiental dos assentamentos rurais.
Também serão discutidas ações de combate aos desmatamentos e queimadas na Amazônia Legal; Sistema Nacional do REDD (atividades que reduzem as emissões de desmatamento e degradação florestal); REDD no Brasil: um enfoque amazônico; atuação da Força Tarefa dos governadores para o clima e floresta; ações de Proteção do Clima e REDD + dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantis.
No final da reunião será feita a eleição do presidente do Fórum dos Secretários dos Estados da Amazônia Legal com apresentação do calendário e agenda das futuras reuniões de trabalhos.
FONTE: SEDAM
O Instituto Amazônia+21 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, na tarde desta quinta-feira, 11, um acordo de
O governo de Rondônia realizou a primeira edição da pesca manejada de 2025 no Rio Cautário, alcançando resultados expressivos. Entre os dias 15 de a
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), obteve uma vitória judicial que obriga a conc
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p