Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Seca isola municípios do interior do Amazonas



Joyce Karoline/Portal Amazônia - [email protected]

MANAUS – Após o registro da maior cheia registrada na Amazônia em 2009, quando o rio Negro atingiu a marca de 29,77 centímetros, este ano, cinco municípios do Amazonas sofrem com a seca na Calha do Juruá. Nesta quinta-feira ( 2 ), o município de Envira ( a 1. 218 quilômetros de Manaus ) decretou situação de emergência por conta da estiagem.

De acordo com informações do vice-presidente da Associação Amazonense de Municípios, João Medeiros Campelo, os municípios de Eirunepé, Envira, Ipixuna, Guajará e Itamarati estão isolados. A estimativa é que aproximadamente 80 mil pessoas estejam prejudicados.

A cidade de Envira decretou situação de emergência. De acordo com o prefeito Rômulo Barbosa Matos, o município enfrenta problemas com abastecimento. " Famílias sofrem com a falta de combustíveis, alimentos e principalmente medicamentos. Os barcos não chegam ao município. Enviamos à Defesa Civil oficio relatando a situação", esclareceu.

“A seca no rio Juruá está elevada, principalmente neste mês de setembro que as chuvas param, as queimadas estão constantes. A cidade de Itamarati está a apenas 60 centímetros da seca registrada em 2005, disse o prefeito de Itamarati, João Campelo.

João Campelo alertou ainda para uma futura crise no setor de produção rural. Segundo ele, os agricultores enfrentam prejuízos nas plantações de melancia, mandioca e frutas.

Prejuízos

O prefeito de Canutama ( a 555 quilômetros de Manaus ), João Ocivaldo Batista Amorim, explicou que o município ainda não foi atingido, mas está em alerta. Segundo ele, no dia 25 de agosto o Barco Comandante Maia II, não conseguiu sair de Lábrea e encalhou. Em Canutama ainda não tivemos prejuízos. Acredito que os municípios poderão ser afetados com aumento de preços nos produtos", falou .

Em nota nesta quinta-feira, o Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec) informou que há 15 dias emitiu alerta sobre a estiagem nas calhas dos rios do Amazonas. De acordo com o Centro de Monitoramento Ambiental da Defesa Civil do Estado, 27 municípios do interior podem ser atingidos.

No alerta, o Subcomadec também solicitou o levantamento da quantidade de famílias e comunidades atingidas pela vazante. De todos os municípios, apenas dois informaram como está a ocorrência do fenômeno.

Entre as ações programadas em caso de Situação de Emergência, está o envolvimento de órgãos estaduais, federais e instituições parceiras, que serão chamados a dar apoio aos moradores das localidades afetadas.

A região de Iquitos, no Peru, já enfrenta a maior seca dos últimos 40 anos. O rio Amazonas no local já está a mais de 50 centímetros abaixo da cheia de 2005, que causou grandes impactos ambientais, como a mortandade de peixes e o isolamento de dezenas de municípios

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)