Quinta-feira, 2 de setembro de 2010 - 20h53
Joyce Karoline/Portal Amazônia - portalamazonia@redeamazonica.com.br
MANAUS – Após o registro da maior cheia registrada na Amazônia em 2009, quando o rio Negro atingiu a marca de 29,77 centímetros, este ano, cinco municípios do Amazonas sofrem com a seca na Calha do Juruá. Nesta quinta-feira ( 2 ), o município de Envira ( a 1. 218 quilômetros de Manaus ) decretou situação de emergência por conta da estiagem.
De acordo com informações do vice-presidente da Associação Amazonense de Municípios, João Medeiros Campelo, os municípios de Eirunepé, Envira, Ipixuna, Guajará e Itamarati estão isolados. A estimativa é que aproximadamente 80 mil pessoas estejam prejudicados.
A cidade de Envira decretou situação de emergência. De acordo com o prefeito Rômulo Barbosa Matos, o município enfrenta problemas com abastecimento. " Famílias sofrem com a falta de combustíveis, alimentos e principalmente medicamentos. Os barcos não chegam ao município. Enviamos à Defesa Civil oficio relatando a situação", esclareceu.
“A seca no rio Juruá está elevada, principalmente neste mês de setembro que as chuvas param, as queimadas estão constantes. A cidade de Itamarati está a apenas 60 centímetros da seca registrada em 2005, disse o prefeito de Itamarati, João Campelo.
João Campelo alertou ainda para uma futura crise no setor de produção rural. Segundo ele, os agricultores enfrentam prejuízos nas plantações de melancia, mandioca e frutas.
Prejuízos
O prefeito de Canutama ( a 555 quilômetros de Manaus ), João Ocivaldo Batista Amorim, explicou que o município ainda não foi atingido, mas está em alerta. Segundo ele, no dia 25 de agosto o Barco Comandante Maia II, não conseguiu sair de Lábrea e encalhou. Em Canutama ainda não tivemos prejuízos. Acredito que os municípios poderão ser afetados com aumento de preços nos produtos", falou .
Em nota nesta quinta-feira, o Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec) informou que há 15 dias emitiu alerta sobre a estiagem nas calhas dos rios do Amazonas. De acordo com o Centro de Monitoramento Ambiental da Defesa Civil do Estado, 27 municípios do interior podem ser atingidos.
No alerta, o Subcomadec também solicitou o levantamento da quantidade de famílias e comunidades atingidas pela vazante. De todos os municípios, apenas dois informaram como está a ocorrência do fenômeno.
Entre as ações programadas em caso de Situação de Emergência, está o envolvimento de órgãos estaduais, federais e instituições parceiras, que serão chamados a dar apoio aos moradores das localidades afetadas.
A região de Iquitos, no Peru, já enfrenta a maior seca dos últimos 40 anos. O rio Amazonas no local já está a mais de 50 centímetros abaixo da cheia de 2005, que causou grandes impactos ambientais, como a mortandade de peixes e o isolamento de dezenas de municípios
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)