Sexta-feira, 25 de abril de 2025 - 17h43

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Conservação Ambiental (DPCA), divulgou o balanço das doações realizadas pelo Viveiro Municipal nos primeiros quatro meses de 2025.
O levantamento aponta que, entre janeiro e abril, mais de 32 mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram distribuídas gratuitamente à população, escolas, entidades e projetos ambientais em todo o município.
Os dados revelam um crescimento significativo nas ações do Viveiro, que contabilizou 9.691 doações em janeiro, 6.850 em fevereiro, 6.338 em março e 8.062 em abril, totalizando 31.141 mudas doadas no período.
Entre as espécies mais procuradas e distribuídas estão açaí de touceira, bacaba, ipês (amarelo, branco, rosa e roxo), cerejeira, angelim, patauá, ingazinha e jacarandá mimoso.
Destaque também para a oferta de espécies frutíferas, como acerola, cupuaçu, caju, jambo, jenipapo, graviola e uvaia.
REFLORESTAMENTO
Além de fomentar o plantio urbano e rural, as doações contribuem para o reflorestamento, recuperação de áreas degradadas e fortalecimento da educação ambiental.
O Viveiro Municipal reforça que a produção de mudas permanece ativa, com mais de 13 mil novas mudas produzidas no quadrimestre.
A iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com a promoção da sustentabilidade, a restauração ecológica e o incentivo à participação comunitária na construção de uma cidade mais verde.
O secretário Vinícius Miguel indicou que as parcerias avançaram, levando a um aumento dos plantios tanto destinados para usuários individuais, como associações e organizações que atuam com reflorestamento.
Para solicitar mudas ou saber mais sobre as espécies disponíveis, interessados podem procurar o Viveiro Municipal, vinculado à Sema, localizado no Parque Natural de Porto Velho, no final da avenida Rio Madeira, zona Norte da cidade. Cada porto-velhense pode solicitar até cinquenta mudas para plantio.
ARBORIZAÇÃO
Segundo a pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo 2022 e divulgada no último dia 17 de abril, Porto Velho está entre as dez capitais mais arborizadas do país.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)