Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Seca do rio Acre reativa plano de contingência em Rio Branco (AC)


Gente de Opinião
Gente de Opinião
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), e a Defesa Civil municipal, reativaram o Plano de Contingência da seca. O trabalho garante o abastecimento de água para a população durante o período crítico da estiagem, quando o rio Acre atinge as cotas mais baixas do ano.

O diretor presidente do Saerb, Semy Ferraz explica que o trabalho dos órgãos está focado em minorar os problemas e dificuldades que a população enfrenta no período. No caso do Saerb, especificamente, a empresa cuida de suprir as necessidades e fazer com que a população tenha o fornecimento normal.

“Esse plano prevê, num primeiro momento, quando a cota do rio se aproxima dos dois metros, e que passamos a ter dificuldade de captar água pelas torres, retiramos as bombas e colocamos os flutuantes”, detalha o gestor. Trata-se, segundo ele, de bóias metálicas que permite direcionar o bombeamento para o leito mais profundo do rio. Apesar das dificuldades da época, Semy Ferraz lembra que o processo de tratamento é o mesmo e até mais facilitado. “Nesse período de baixa no nível do rio, temos menos matérias orgânicas na água e isto faz diminuir, inclusive, o consumo de produtos químicos, o que facilita o processo de tratamento”, frisa.O diretor afirma que dessa forma é possível tranquilizar a população de que o município possui um plano estruturado para enfrentar a crise e que tal plano vem sendo aplicado e vem apresentando resultados positivos deste 2005. Esse, (2005), foi o ano em que ocorreu a última grande seca dos afluentes. Quando a capital ficou quase 200 dias sem chuva e a população sofreu de forma intensa com a alta temperatura e a fumaça das queimadas. 

Seca exige economia de água - O diretor presidente do Saerb, Samy Ferraz, ressalta que no período da estiagem o consumo de água aumenta, e, muitas vezes de forma inadequada. Segundo ele, as pessoas molham plantas, lavam carros e calçadas. Ainda devido à alta temperatura, as crianças acabam brincando mais tempo nos reservatórios residenciais e fazem aumentar o consumo.

“É importante saber que além do consumo normal, existe o desperdício, que é rotineiro”, enfatiza Samy, lembrando a importância de a população combater o estrago, cuidar das torneiras vazando e colocar bóia nas caixas d’água. “Às vezes a água chega em horário que não estamos esperando e a caixa transborda, problema que seria resolvido com a instalação de uma bóia”, frisa.

Ele lembra ainda que nesse mesmo período o município retoma com mais intensidade a campanha de combate ao desperdício. “A gente ainda perde muita água em Rio Branco”, declara. O presidente acrescenta que nesse mesmo sentido, a empresa vem realizando a instalação dos hidrômetros nas residências, visando disciplina o uso, melhorar o serviço, e garantir que toda a população seja bem atendida, incluindo os moradores das áreas mais altas da cidade.

(Fotos: Val Sales)
(Fonte: Página 20) / De Olho no Tempo
 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)