Porto Velho (RO) sábado, 30 de maio de 2020
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

São Lucas fará monitoramento ambiental na Rebio Jaru


A Faculdade São Lucas, de Porto Velho, integra o grupo que vai atuar no Simbio (Sistema de Monitoramento da Biodiversidade), que será implementado na Reserva Biológica do Jaru (Rebio Jaru). Através do Curso de Ciências Biológicas, a Faculdade São Lucas fará o monitoramento da vegetação da Unidade, tendo a incumbência de coordenar o levantamento da fitossociologia e da florística, havendo a possibilidade de parte do material coletado na reserva ser depositada no Herbário da Instituição.

Nos dias 22 e 23 de agosto foi realizada em Ji-Paraná uma reunião para definição das parcerias, planejamento e execução técnica e financeira do monitoramento de biodiversidade para 2006 e 2007. Em outubro será realizada a primeira etapa do processo de monitoramento da Rebio Jaru, com o reconhecimento da área. Todo o trabalho prevê quatro trimestres, sendo que cada etapa terá a duração de 8 a 10 dias de atividades de campo. A equipe da Faculdade São Lucas será liderada pela professora Ana Cristina Ramos de Souza, coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, que terá o apoio de alunos, professores, parabotânico e mateiro.

O analista ambiental Luiz Sérgio Ferreira Martins, coordenador do processo de revisão do Plano de Manejo da Reserva Biológica do Jaru, informou que o Sistema de Monitoramento da Biodiversidade faz parte do Arpa (Programa de Áreas Protegidas da Amazônia) que prevê a implementação de cinco unidades de Proteção Integral escolhidas, dentre as quais a Rebio Jaru.

Fonte: Chagas Pereira - Registro Profissional 165 DRT/R

Mais Sobre Meio Ambiente

Desbarrancamento no Rio Madeira

Desbarrancamento no Rio Madeira

O Rio Madeira por ser novo e em formação tem suas margens em constante movimento para solidificar o seu leito definitivo. Porém está acontecendo um