Terça-feira, 29 de julho de 2008 - 11h51
Rondônia dá um importante passo para consolidar um sistema de agricultura moderno. Será realizado entre os dias 31 de julho e 03 de agosto, em Ouro Preto do Oeste, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o 1˚ Encontro Estadual de Agroecologia. O evento pretende divulgar a produção de alimentos agroecológicos, o artesanato tradicional do estado e as novas tendências da área.
Uma das atividades do encontro é o Festival das Sementes Crioulas, uma tecnologia popular, que busca resgatar e valorizar a biodiversidade da região. À noite os participantes do encontro e o público em geral poderão desfrutar de uma variada agenda cultural com música, filmes, exposições e comidas típicas.
O encontro terá como participantes agricultores familiares, extrativistas, povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, assentados, pescadores, além de estudantes e técnicos, sendo um dos critérios valorizados a participação das mulheres.
Agroecologia
Agroecologia é a mais importante proposta nos dias atuais para a prática da agricultura porque alia o saber do agricultor ao saber científico, busca a produção de alimentos mais saudáveis e naturais, combatendo o uso de agrotóxicos, a dependência de insumos químicos, a monocultura e a alta mecanização, além da concentração de terras produtivas e a exploração do trabalhador rural. E seu princípio básico é o uso racional dos recursos naturais.
Nessa perspectiva, de acordo com o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Olavo Nienow, foi criada em Rondônia a Articulação Rondoniense de Agroecologia (AROA), organizadora do encontro, cuja finalidade é propor, de forma participativa, ações e iniciativas que viabilizem a produção familiar, com a utilização sustentável dos recursos naturais existentes.
A AROA é composta por várias entidades não governamentais, governamentais e dos movimentos sociais sensibilizados com a necessidade de desenvolver sistemas de produção sustentáveis e fortalecer a produção agroecológica de Rondônia, entre elas: Incra, Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Projeto Padre Ezequiel, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ji-Paraná, Projeto Terra Sem Males, Ceplac, Embrapa, Fetagro, Projeto RECA, Projeto Natureza Viva, Cooacaram/Acaram, CPT, ADA-AÇAÍ, EFA, STTR, Ibama, Sematur/Opo, Alpa, Coopflora, Cootraron, Panderej, Territórios, Via Campesina, MST, MPA, MAB.
Fonte: Jeane Machado
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia
Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor

A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)