Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rondônia promove o primeiro encontro de agroecologia



Rondônia dá um importante passo para consolidar um sistema de agricultura moderno. Será realizado entre os dias 31 de julho e 03 de agosto, em Ouro Preto do Oeste, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o 1˚ Encontro Estadual de Agroecologia.  O evento pretende divulgar a produção de alimentos agroecológicos, o artesanato tradicional do estado e as novas tendências da área.

Uma das atividades do encontro é o Festival das Sementes Crioulas, uma tecnologia popular, que busca resgatar e valorizar a biodiversidade da região.  À noite os participantes do encontro e o público em geral poderão desfrutar de uma variada agenda cultural com música, filmes, exposições e comidas típicas.

O encontro terá como participantes agricultores familiares, extrativistas, povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, assentados, pescadores, além de estudantes e técnicos, sendo um dos critérios valorizados a participação das mulheres.

Agroecologia

Agroecologia é a mais importante proposta nos dias atuais para a prática da agricultura porque alia o saber do agricultor ao saber científico, busca a produção de alimentos mais saudáveis e naturais, combatendo o uso de agrotóxicos, a dependência de insumos químicos, a monocultura e a alta mecanização, além da concentração de terras produtivas e a exploração do trabalhador rural. E seu princípio básico é o uso racional dos recursos naturais.

Nessa perspectiva, de acordo com o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Olavo Nienow, foi criada em Rondônia a Articulação Rondoniense de Agroecologia (AROA), organizadora do encontro, cuja finalidade é propor, de forma participativa, ações e iniciativas que viabilizem a produção familiar, com a utilização sustentável dos recursos naturais existentes. 

A AROA é composta por várias entidades não governamentais, governamentais e dos movimentos sociais sensibilizados com a necessidade de desenvolver sistemas de produção sustentáveis e fortalecer a produção agroecológica de Rondônia, entre elas: Incra, Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Projeto Padre Ezequiel, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ji-Paraná, Projeto Terra Sem Males, Ceplac, Embrapa, Fetagro, Projeto RECA, Projeto Natureza Viva, Cooacaram/Acaram, CPT, ADA-AÇAÍ, EFA, STTR, Ibama, Sematur/Opo, Alpa, Coopflora, Cootraron, Panderej, Territórios, Via Campesina, MST, MPA, MAB.

Fonte: Jeane Machado

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

A COP30 chegou ao fim neste sábado, 22 de novembro, com a aprovação por 195 países do Pacote de Belém (PA). As 29 decisões aprovadas por consenso

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Foi apresentado durante a COP30, um projeto de criação do Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal. Com esse centro, a ideia é ter u

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)