Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rondônia promove o primeiro encontro de agroecologia



Rondônia dá um importante passo para consolidar um sistema de agricultura moderno. Será realizado entre os dias 31 de julho e 03 de agosto, em Ouro Preto do Oeste, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o 1˚ Encontro Estadual de Agroecologia.  O evento pretende divulgar a produção de alimentos agroecológicos, o artesanato tradicional do estado e as novas tendências da área.

Uma das atividades do encontro é o Festival das Sementes Crioulas, uma tecnologia popular, que busca resgatar e valorizar a biodiversidade da região.  À noite os participantes do encontro e o público em geral poderão desfrutar de uma variada agenda cultural com música, filmes, exposições e comidas típicas.

O encontro terá como participantes agricultores familiares, extrativistas, povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, assentados, pescadores, além de estudantes e técnicos, sendo um dos critérios valorizados a participação das mulheres.

Agroecologia

Agroecologia é a mais importante proposta nos dias atuais para a prática da agricultura porque alia o saber do agricultor ao saber científico, busca a produção de alimentos mais saudáveis e naturais, combatendo o uso de agrotóxicos, a dependência de insumos químicos, a monocultura e a alta mecanização, além da concentração de terras produtivas e a exploração do trabalhador rural. E seu princípio básico é o uso racional dos recursos naturais.

Nessa perspectiva, de acordo com o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Olavo Nienow, foi criada em Rondônia a Articulação Rondoniense de Agroecologia (AROA), organizadora do encontro, cuja finalidade é propor, de forma participativa, ações e iniciativas que viabilizem a produção familiar, com a utilização sustentável dos recursos naturais existentes. 

A AROA é composta por várias entidades não governamentais, governamentais e dos movimentos sociais sensibilizados com a necessidade de desenvolver sistemas de produção sustentáveis e fortalecer a produção agroecológica de Rondônia, entre elas: Incra, Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Projeto Padre Ezequiel, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ji-Paraná, Projeto Terra Sem Males, Ceplac, Embrapa, Fetagro, Projeto RECA, Projeto Natureza Viva, Cooacaram/Acaram, CPT, ADA-AÇAÍ, EFA, STTR, Ibama, Sematur/Opo, Alpa, Coopflora, Cootraron, Panderej, Territórios, Via Campesina, MST, MPA, MAB.

Fonte: Jeane Machado

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)