Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rondônia lidera ranking nacional com 597 focos de queimadas em 24 horas



Estado lidera com 750 focos de queimadas em apenas 48 horas. O tempo seco contribui para a propagação dos focos já existentes.

Daniel Panobianco – O mês de outubro começou vermelho em Rondônia. O Estado já acumula em apenas 48 horas, cerca de 750 focos de queimadas, sendo 597 só nas últimas 24 horas, de acordo com dados dos satélites que sustentam o monitoramento do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Os Estados de Mato Grosso e Pará tiveram 155 focos, sendo 152 apenas em Mato Grosso. Isso porque a instabilidade já retornou em grande parte do Pará e leste de Mato Grosso. Por isso, os focos diminuíram drasticamente, mas a visão vista agora de Rondônia, assusta. (Clique na imagem para ampliar e ver a quantidade de queimadas por municípios)

As Unidades de Conservação (UCs) avistadas na quarta-feira com muito fogo, 40 focos ao todo, nas últimas 24 horas tiveram 60 focos. Estas são áreas de lei, que deveriam ser fiscalizadas pelas autoridades. A Floresta Nacional do Bom Futuro, onde existe uma área de assentamento do INCRA, os dados acusaram para 23 focos de queimadas. Na Reserva Biológica do Jaru, entre Ji-Paraná, Machadinho d' Oeste e Vale do Anari, os satélites detectaram 9 focos, sendo 5 dentro de áreas de floresta densa.

No Parque Nacional dos Campos Amazônicos, área criada pelo governo federal em 2004, para a proteção do que sobrou de mata nativa em Rondônia, foram detectados 12 focos de queimadas, todos em áreas de derrubada ilegal de madeira.

Na tão comentada e glorificada Floresta Nacional do Jamarí, em Cujubim, foram 2 focos de queimadas dentro de uma área de mata nativa. Em Guajará-Mirim, foram registrados 2 focos de queimadas na Reserva Extrativista Rio Ouro Preto. O Parque Nacional dos Pacaás Novos, em Alvorada d' Oeste teve 6 focos de queimadas nas últimas 24 horas e a Reserva Biológica do Guaporé, entre Seringueiras e Costa Marques, 6 focos completando a lista dos 60 focos em áreas de lei.

O nível de zoom em que os satélites dão ao se detectar um foco de queimada permite ao internauta ver claramente com até 50 metros de altitude, onde o solo está pegando fogo. A tecnologia empregada hoje diz com precisão as coordenadas de latitude e longitude de cada foco de queimada. Portanto, é inverídica a informação das autoridades em se dizer que não é possível identificar onde a terra verdadeiramente está queimando. O que falta em Rondônia não é tecnologia e sim boa vontade e pulso firme em fiscalizações. Afinal de contas, queimadas em Rondônia ocorrem todos os anos só que nessa época sempre há um empecilho que esbarre na preservação ambiental local. Depois que o nome do Estado é discutido negativamente lá fora, os governantes locais partem para o bate boca tentando mostrar algo que não existe. Em Rondônia a situação das queimadas é assim: "em casa de ferreiro, espeto de pau".

Dados: CPTEC/INPE
Fonte: De olho no Tempo

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)