Quarta-feira, 22 de agosto de 2007 - 14h53
SEDAM mente ao divulgar em emissora de televisão que as queimadas estão abaixo da média em Rondônia. Desta vez, a propaganda do governo estadual não cola mais.
Daniel Panobianco - É incrível como há conivência do governo estadual e as queimadas em Rondônia. Em uma entrevista concedida hoje no telejornal Amazônia TV, da TV Rondônia - afiliada Rede Globo, o meteorologista da SEDAM (Secretaria de Desenvolvimento Ambiental), Marcelo Gama, enfocou que a atual situação de queimadas no Estado não é preocupante e em comparação com o mesmo período do ano passado, as queimadas estão até 50% a menos este ano.
MENTIRA!!! Bom seria se o governo estadual, ao invés de ditar dados erráticos, no intuíto de fazer a cabeça das pessoas, fosse mais verdadeiro e confessasse que não está tendo forças para conter o caos atual que Rondônia enfrenta. Os dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) confirmam que no mesmo período do ano passado, Rondônia registrou 853 focos de queimadas e agora em 2007, a mesma quantidade de dias acumulados, portanto, 21 dias, os focos de queimadas chegam a 1258 focos.
A situação vai piorar muito nos próximos 4 dias, com a intensificação dos ventos, o que ajuda a propagar os focos de queimadas já existentes.
Estamos de olho nesses dados apresentados pelo governo e outras autoridades "competentes" ou pelo menos que seriam.
Em todo o Estado de Rondônia, só nas última 24 horas foram detectados 150 focos de queimadas. Com isso, o Estado lidera em primeiro lugar no número de focos diários de incêndios.
Em todo o Brasil já são 9470 focos de queimadas. Na contagem geral aparecem por ordem de Estados campeões em números de queimadas, Mato Grosso, Pará, Tocatins, Maranhão e Rondônia.
Dados: CPTEC/INPE - Fonte: De olho no tempo - Rondônia - wwwdeolhonotempo.blogspot.com
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)