Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rio Machado atinge cota de alerta e alaga comunidades entre P.Bueno e Pres. Médici



Com a intensificação das chuvas nas últimas 96 horas no centro-sul de Rondônia, o nível do rio Machado subiu rapidamente, bem como seus principais afluentes. Já existem pontos inundados em Pimenta Bueno, Cacoal e Presidente Médici.

Daniel Panobianco – O nível do rio Machado subiu muito na madrugada desta terça-feira (10) na região centro-sul de Rondônia. Desde Pimenta Bueno, onde o mesmo recebe as águas do rio Pimenta, o nível está 1 metro acima do normal. Várias comunidades ribeirinhas e sítios estão alagados, segundo informações do Corpo de Bombeiros local. Até o momento, nenhuma família deixou suas casas acreditando que o nível irá se estabilizar em breve. Na região do sitio Bela Vista, já próximo à divisa municipal com Cacoal, o nível do rio está em 5,68 metros, segundo dados da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas), que mantém o monitoramento permanente nos principais rios de Rondônia através dessas estações que, de hora em hora, informam a quantidade de chuva, nível do rio e vazão da água. O nível normal do rio é de 4,52 metros neste ponto, estando, portanto, 1,16 metros acima do normal.

Já em Cacoal, a situação não é diferente. Nos últimos 3 dias choveu cerca de 144,4 milímetros, de acordo com dados da estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). A média de chuva para todo o mês de fevereiro em Cacoal é de 320,1 mm. Na região do Distrito de Riozinho, o nível do rio Machado já atingiu o limite da ponte que dá acesso à rodovia RO-383, sentido Rolim de Moura e outras cidades da Zona da Mata. Além do rio cheio, o transbordamento do ribeirão Pirarara na zona urbana de Cacoal contribuiu para uma elevação substancial do Machado.

Percorrendo seu trajeto natural, o rio Machado também já deixa em alerta moradores de Presidente Médici. Na região do povoado de Nova Esperança, próximo à ponte da rodovia BR-429, as águas já invadem fazendas nos pontos mais baixos obrigando os pecuaristas a remanejarem o gado para regiões mais elevadas.

Em Ji-Paraná, somente nas últimas 24 horas, o rio Machado subiu 1,44 metros, saltando de 8,41 para 9,85 metros, às 11 horas (local), também segundo dados da estação telemétrica da ANA. Nesta estação, somente ontem, foram registrados 92 mm de chuva em apenas 4 horas. Já na região da Gleba G, sentido Distrito de Nova Londrina, o nível do rio já atinge as áreas mais baixas próximas ao leito deixando ribeirinhos atentos.

A chuva também caiu com intensidade nas últimas horas nas principais nascentes do rio Urupá, que nasce entre Mirante da Serra e Alvorada d' Oeste. Este rio, também desemboca no Machado, já dentro de Ji-Paraná, por isso, espera-se que o nível do rio aumente ainda mais até o final do dia.

Tecnicamente, quando o nível do rio Machado atinge 10 metros no perímetro urbano de Ji-Paraná, as áreas localizadas nas proximidades do leito ficam alagadas. Até o momento, nenhuma família saiu de casa.

A previsão é de muita chuva até o final de semana, especialmente entre a região de Vilhena e Cacoal, o que pode elevar ainda mais o nível do principal rio do interior de Rondônia.

Dados: ANA – INMET – Corpo de Bombeiros
(Fonte: De olho no tempo)

 

Gente de OpiniãoSábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou reunião nesta sexta-feira (6), para dar andamento a criação do Comitê de Crise Hídrica e Monitoramento de Event

Prefeitura de Porto Velho registra avistamento de onça-parda em área urbana e intensifica monitoramento no Parque Circuito

Prefeitura de Porto Velho registra avistamento de onça-parda em área urbana e intensifica monitoramento no Parque Circuito

A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia

Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor

Gente de Opinião Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)