Sexta-feira, 4 de abril de 2008 - 20h32
As águas do rio Guaporé invadiram um rio que corta Pimenteiras do Oeste levando pânico e estragos para toda a cidade. As aulas foram suspensas e há desabrigados.
Daniel Panobianco - O nível do rio Guaporé subiu muito nesta sexta-feira no sul de Rondônia. Com isso, boa parte de Pimenteiras do Oeste voltou a ficar debaixo d' água, desta vez com proporções muito mais severas que na última enchente do inicio de março.
O prefeito municipal Carlos Rogério Rodrigues (PPS), disse que a cidade está em Estado de Emergência novamente. Há menos de 30 dias, o município já havia entrado em Estado de Calamidade Pública devido à enchente, mas desta vez o nível do rio Guaporé subiu muito e em pouco tempo.
O principal ponto de alagamento em Pimenteiras é no rio Santa Cruz, que corta a zona urbana, mas como o nível do rio Guaporé está muito mais elevado o efeito de deságüe das águas é retrógrado. Ao invés das águas do rio Santa Cruz desaguarem no Guaporé, a enchente na fronteira com a Bolívia acaba trazendo a água no sentido contrário.
A última medição da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas) enfocou nível de 7,01 metros, um recorde desde o ano de 2006, quando a cidade também foi inundada, embora com menos gravidade.
As aulas na cidade e na zona rural foram suspensas por medida de segurança. A prefeitura municipal está auxiliando os desabrigados e pede ajuda ao restante do Estado que enviem mantimentos, uma vez que essa é a pior enchente já vista na região. Na zona rural, não há como trafegar por diversas estradas e o serviço de coleta de leite, principalmente, está comprometido.
Dados: ANA - Prefeitura Municipal de Pimenteiras do Oeste - Rádio Crystal FM
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama
A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira
Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)