Porto Velho (RO) sábado, 8 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

REPRODUÇÃO DE QUELÔNIOS


 
Em 24 horas nasceram 200 filhotes
de tracajá e tartaruga-da-Amazônia
 
 

DANDARA ASSUNÇÃO (*)
Agência Amazônia

BELÉM, PA – Novos inquilinos estão dando o ar graça no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. São 200 quelônios, entre tracajás e tartarugas-da-Amazônia (Podocnemis expansa), que, até dezembro, estarão desovando em seus recintos. Segundo a veterinária Aline Imbeloni, "Os filhotes de tracajá nasceram com 19g e com 4 cm de carapaça e as tartarugas da Amazônia nasceram com 5cm e com 28g". Eles estão alojados no quelonário do Parque Zoobotânico. "

Ao nascerem, os filhotes instintivamente procuram a água, refugiando-se de predadores. Eles foram retirados do recinto de origem em razão da alta densidade de animais adultos que poderiam levar a riscos traumáticos e até mesmo a sua morte", explica Imbeloni.

Messias Costa, veterinário do Parque, alembra que elas crescem muito vagarosamente e vão ficar no quelonário por um longo tempo. Futuramente, elas serão oferecidas para criadouros, outros parques e mesmo para soltura. Ao nascerem, as tartarugas ficam por duas semanas sem se alimentar, usando as reservas nutricionais do vitelo, necessárias para a sobrevivência do animal nos primeiros dias de vida.

Na areia 

REPRODUÇÃO DE QUELÔNIOS - Gente de Opinião
Excelente resultado. E nascerão mais quelônios no Pará, prevê veterinário /MUSEU GOELDI

As tartarugas desovam na areia, numa profundidade de aproximadamente 80 centímetros. "Curiosamente, o sexo dos animais é determinado pela temperatura em que os ovos são incubados" , explica o veterinário.

"Acima de 30 graus nascem fêmeas, enquanto que abaixo dessa temperatura, predominam os machos," comenta Imbeloni.

Outra característica marcante desses animais é o tamanho da fêmea: quando adulta, pode alcançar até 60 quilos e 1 metro de carapaça. Já o macho mede um terço do tamanho de uma fêmea adulta e não passa de 15kg. Outros nascimentos de filhotes de tartarugas podem ocorrer a qualquer momento. Até agora, foram contabilizados cerca de 50 filhotes de tracajá e 150 de tartarugas da Amazônia. "E ainda esperamos novos filhotes de outra desova rocorrida em agosto, cujos ovos foram remanejados em função da reforma do recinto dos quelônios", conta a veterinária.

(*) É repórter da Agência Museu Goeldi em Belém (PA).

Fonte: Montezuma Cruz - A Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião

Mais Sobre Meio Ambiente

Deputado Ismael Crispin cobra informações sobre descarte de resíduos de origem animal

Deputado Ismael Crispin cobra informações sobre descarte de resíduos de origem animal

Preocupado com os impactos, que o descarte incorreto de resíduos de origem animal pode provocar ao meio ambiente, o deputado Ismael Crispin (PSB) so

Governo de Rondônia abre consulta pública para auditoria inédita no setor florestal

Governo de Rondônia abre consulta pública para auditoria inédita no setor florestal

O Governo de Rondônia divulgou, na terça-feira (28), na edição nº 145 do Diário Oficial, página seis, o Edital de Chamamento de Contribuição Social –