Sexta-feira, 13 de junho de 2008 - 11h20
Uma nova e intensa onda de frio deve atingir o Brasil no inicio da próxima semana. Segundo as projeções atuais, uma nova friagem é possível no sul da Amazônia.
Daniel Panobianco Um novo pulso de ar muito frio deve tomar conta de boa parte do continente sul-americano na próxima semana. A erupção de ar polar é forte e segundo previsões do CPTEC/INPE (Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de Cachoeira Paulista-SP, através do GPT (Grupo de Previsão de Tempo), a nova onda de frio deverá produzir temperaturas mínimas muito significativas, com valores negativos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As simulações computadorizadas também indicam para a possibilidade de ocorrência de geada em pontos isolados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Como a projeção feita pelos modelos numéricos indica um escoamento continental, ou seja, o ar frio penetrando pelo interior do continente e não pelo oceano, a expectativa é de queda de temperatura, principalmente as mínimas, em parte de Mato Grosso, Acre e Rondônia.
A quinta friagem de 2008 não será forte. Na verdade a percepção de friagem será devida apenas aos ventos, que passarão a soprar do quadrante sul e a queda das mínimas, entre as regiões de Vilhena e Guajará-Mirim. Como o sistema frontal não deve trazer grande carga de umidade, a chance de chuva e de temperaturas baixas durante o dia é pequena. Segundo dados preliminares do CPTEC/INPE, a mínima em Vilhena pode variar entre 14°C e 15°C entre segunda e terça-feira.
Essa temperatura é quase imperceptível pelos vilhenenses. Esta semana, por exemplo, Vilhena amanheceu com apenas 15°C na segunda-feira e sem estar sob influencia de friagem. Como a atmosfera está bastante seca, a temperatura ao anoitecer cai rapidamente na região fazendo com que as mínimas sejam relativamente baixas. Da mesma forma com que a temperatura cai muito com a perca do calor radioativo concentrado na atmosfera durante o dia, o risco de bancos de nevoeiros é grande, o que gera transtornos e atenção redobrada nas estradas por parte dos motoristas e cautela nos aeroportos. Somente no aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná, dos últimos 15 dias, 10 tiveram nevoeiro com visibilidade nula, o que atrasou pousos e decolagens.
A quinta friagem do ano é prevista pelo CPTEC/INPE entre a tarde de segunda e madrugada de terça-feira, com influencias mais no sul e oeste do Estado. Na capital, a queda de temperatura não será acentuada.
Dados: CPTEC/INPE
Fonte: De olho no tempo
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama
A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira
Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)