Segunda-feira, 6 de abril de 2009 - 12h11
Amanda Mota
Agência Brasil
Manaus - Quatro mulheres e duas meninas uma de 1 mês e outra de 4 meses de vida continuam desaparecidas no Rio Amazonas, nas proximidades do município de Itacoatiara, localizado a cerca de 176 quilômetros de Manaus. Elas foram vítimas do naufrágio do barco Dona Zilda, ocorrido na madrugada de ontem (5). De acordo com informações preliminares da Marinha, a embarcação virou depois de bater em um barranco. O excesso de passageiros pode ter provocado o desastre.
A estimativa é que o local do naufrágio possa ter até 70 metros de profundidade. O barco ainda não foi localizado e possivelmente esteja no fundo do rio.
A Marinha também confirmou que a embarcação estava com a situação regularizada na Capitania dos Portos. Contudo, a capacidade para transportar 35 passageiros e três tripulantes teria sido excedida pelo embarque de nove pessoas a mais do que o limite previsto. Até o momento, 41 pessoas foram resgatadas entre elas, cinco tripulantes , segundo o Corpo de Bombeiros.
Uma força-tarefa formada por homens da Marinha e do Corpo de Bombeiros, com apoio da prefeitura de Itacoatiara, está procurando os desaparecidos e a embarcação. Um helicóptero, um navio e outras embarcações menores participam da operação. Um inquérito administrativo foi instaurado pela Marinha para apurar as causas do acidente.
O barco Dona Zilda seguia para a cidade de Itacoatiara. Passageiros e tripulantes faziam um percurso rotineiro na região e haviam partido de uma comunidade localizada no Rio Arari.
Em entrevista à Agência Brasil, o comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, coronel Antônio Dias, disse que a maioria dos sobreviventes foi encontrada em uma das margens do rio. Possivelmente, o barco navegava próximo à margem direita e por isso as pessoas conseguiram nadar até à beira. Com certeza, isso permitiu que elas sobrevivessem [ao desastre].
As seis pessoas que ainda estão desaparecidas foram identificadas como Luiza Rodrigues Nunes, 76 anos, Idelvane Seixas Nunes, 22 anos, Cleiciane Seixas Nunes, 1 mês, Tacila Correa, 72 anos, Arlete dos Santos, 59 anos, e Jennifer Emanuelle Freire, 4 meses.
TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas
Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament