Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Projeto do sabão ecológico da Sema vai até as escolas


O óleo de cozinha esta presente em praticamente 100% das residências e depois de utilizado a maioria das pessoas não sabem descartar este produto extremamente prejudicial ao meio ambiente. Preocupada em trazer a estas pessoas uma alternativa de destinação do óleo que é principalmente utilizado em frituras, a secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema) vem promovendo uma série de oficinas de fabricação de sabão ecológico.

Desde 2009 a prefeitura vem promovendo estas oficinas em escolas, empresas e associações comunitárias para ensinar jovens e adultos de Porto Velho a fabricarem o sabão ecológico que além de retirar este produto poluente da natureza agrega renda e economia as pessoas que dela participam.

Nesta segunda-feira quem recebeu a visita dos técnicos da Sema foram os alunos da escola Mojuca que estão desenvolvendo um projeto para participar da feira de ciências que ocorrerá em junho. Segundo a orientadora pedagógica Wilmara Zeferino o projeto da secretaria veio em boa hora. “Os nossos alunos procuravam um norte para começar a elaboração do projeto para a feira de ciências da escola, que para eles é muito importante, pois alguns dos projetos apresentados serão levados para apreciação no Rio + 20 que está previsto para acontecer no final do mês de junho no Rio de Janeiro”, disse ela agradecendo a atenção recebida pela escola quando procurou a Sema para solicitar a oficina.

De acordo com a coordenadora de divisão de Programa de Desenvolvimento Sustentável, Kátia Oliveira, o objetivo principal da Sema é a conscientização da população sobre as diversas vantagens ambientais em reciclar este produto. “O descarte do óleo no lixo comum, na pia ou no solo não é recomendável, mas como a maioria das pessoas não sabe como proceder acaba fazendo a coisa errada. Quando eles participam da oficina saem fascinados com o resultado e ainda felizes por estar contribuindo para preservar o meio ambiente”, conclui ela.

A oficina é dividida em dois momentos, o primeiro teórico que consiste na explanação feita pelos técnicos da secretaria a cerca dos prejuízos causados pelo descarte indevido do óleo e as possíveis utilizações do mesmo; O segundo momento é prático onde os alunos colocam a mão na massa e produzem sabão líquido e sabão em barra.

Para participar do programa é necessário apenas que os interessados enviem um ofício solicitando a oficina da Sema que é gratuita. A coordenadora Kátia Oliveira diz que todos os envolvidos estão muito satisfeitos com o resultado, pois a secretaria mantém sempre a agenda lotada e a procura é muito grande.

As pessoas interessadas podem ligar no telefone (69) 3901-1335 ou se dirigirem à sede da Sema localizada na rua Duque de Caxias, 1960, bairro São Cristóvão, no Centro.

Fonte: Edina Silva
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)