Quarta-feira, 12 de outubro de 2011 - 07h12
Mais cinco mil mudas serão plantadas pela Prefeitura de Porto Velho na capital. Essa é a meta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) com o programa “Cidade Verde”. O objetivo é melhorar a arborização nas praças, condomínios e escolas, além de embelezar a cidade. Iniciado em novembro com o plantio na praça do conjunto residencial Rio Candeias, o plantio foi retomado nesta terça-feira, 11, com uma ação na praça São Sebastião.
Na sequência virão as praças do Ipase Novo (dia 13), dos Expedicionários (dia 17), Campos Sales (dia 19), Pirâmide (dia 21), Cohab Floresta (dia 24), do Canal (dia 26), Bola 7 (dia 28), Conjunto Rio Guajará (dia 31).
Em novembro, a ação chega à praça dos conjuntos 04 de Janeiro (dia 02), e Marechal Rondon (dia 04), nas praças Getúlio Vargas, da avenida dos Migrantes (dia 07), e da avenida Getúlio Vargas com bairro Chiquinho (dia 09), e no Parque da Cidade (dia 14).
Nasce uma Vida — Plante uma Árvore
Agregado ao Cidade Verde, serão desenvolvidos paralelamente outros dois programas o “Nasce uma Vida — Plante uma Árvore”, e o “Escola Verde”. Com o primeiro, a prefeitura busca criar um vínculo entre a comunidade e o município e o segundo, trabalhar a conscientização ambiental dentro dos estabelecimentos de ensino. “A meta do prefeito Roberto Sobrinho é plantar um milhão de árvores em toda Porto Velho. Por isso estamos desenvolvendo vários programas que buscam estimular a população a embelezar a frente das casas com o plantio de árvores também. No conjunto Candelária I, por exemplo, serão plantadas cerca de 500 mudas. E essa ação não está restrita apenas na sede do município, mas também nos distritos”, adiantou Dennis de Souza Oliveira, assessor executivo especial da Sema.
Na zona rural o programa será desenvolvido em parceria com as associações e visa a recuperação de áreas degradadas. No interior, a meta é mais ambiciosa. O plantio previsto é de 500 mil mudas. As conversações avançam com as associações dos assentamentos Joana D’arc I e II, do distrito de União Bandeirantes e do setor chacareiro.
A Sema será responsável pelo apoio técnico enquanto as associações ficam responsáveis pela identificação do local para o plantio e também cuidado com a muda. Na cidade, também estão sendo arborizados os canteiros centrais e as laterais das principais vias da cidade. Cerca de 15 mil mudas devem ser plantadas nesses locais.
Fonte: Joel Elias
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)