Quinta-feira, 17 de novembro de 2011 - 12h02
A prefeitura da Capital vai interditar a Avenida Calama, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, zona Norte da cidade, um pouco depois do Porto Velho Shopping, sentido bairro, na próxima sexta feira (18). O objetivo é reforçar a tubulação para escoamento das águas de um canal que atravessa a via pública. Se tudo ocorrer conforme o programado pela Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), o tráfego na pista será liberado na segunda feira (21).
O secretário adjunto de serviços básicos, Emanuel Nery da Piedade, explicou que a ação da prefeitura faz parte do programa que visa conter pontos de alagamentos no período das chuvas. “Estamos limpando, aprofundando e desobstruindo canais em vários bairros. Além disso, nossas equipes estão substituindo as manilhas velhas e também instalando tubos de PVC nos principais pontos críticos, a exemplo do que será instalado na Calama”, afirmou.
Na manhã desta quarta feira (16), o secretário esteve no local para avaliar a situação e constatou que as manilhas foram entupidas devido à quantidade de lixos e entulhos jogados no córrego. “Encontramos sofá, tampa de geladeira, carcaças de televisores, colchões e até guarda roupas, dentre outros objetos que causam o entupimento e provocam alagações”, lamentou.
De acordo com Emanuel Nery, já existem três fileiras de manilhas com um metro de diâmetro cada no local, mas elas estão entupidas. A Semusb vai desobstruir as manilhas e instalar 36 metros de tubo PVC de dois metros de diâmetro, de um lado a outro da pista. Com isso, dará maior vazão de água e evitará que toda área venha a sofrer com alagamentos.
Outro ponto
Obra semelhante foi realizada há poucos dias na Avenida Amazonas com Rua Buenos Aires, bairro Nova Porto Velho, setor Leste da Capital, por onde passa o Canal do Tanques. Em apenas dois dias, a prefeitura abriu a rua de uma margem a outra e instalou tubo de PVC com 1,80 metros de diâmetro, substituindo a antiga tubulação que já estava estragada e entupida, devido a grande quantidade de entulhos.
O secretário disse que somente no trecho do Canal dos Tanques entre as Avenidas Amazonas e Sete de Setembro, 150 carradas de lixo foram retiradas pela Semusb. “A prefeitura está fazendo a sua parte, mas é preciso que as pessoas tenham consciência. Muita gente não tem noção do prejuízo que provocam contra elas mesmas. É importante não jogar lixo nos canais e também não deixar as pessoas jogarem”, enfatizou.
Fonte: Augusto José
Foto. Medeiros
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)