Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeitura vai interditar Avenida Calama


 Prefeitura vai interditar Avenida Calama - Gente de OpiniãoA prefeitura da Capital vai interditar a Avenida Calama, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, zona Norte da cidade, um pouco depois do Porto Velho Shopping, sentido bairro, na próxima sexta feira (18). O objetivo é reforçar a tubulação para escoamento das águas de um canal que atravessa a via pública. Se tudo ocorrer conforme o programado pela Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), o tráfego na pista será liberado na segunda feira (21).

O secretário adjunto de serviços básicos, Emanuel Nery da Piedade, explicou que a ação da prefeitura faz parte do programa que visa conter pontos de alagamentos no período das chuvas. “Estamos limpando, aprofundando e desobstruindo canais em vários bairros. Além disso, nossas equipes estão substituindo as manilhas velhas e também instalando tubos de PVC nos principais pontos críticos, a exemplo do que será instalado na Calama”, afirmou.

Na manhã desta quarta feira (16), o secretário esteve no local para avaliar a situação e constatou que as manilhas foram entupidas devido à quantidade de lixos e entulhos jogados no córrego. “Encontramos sofá, tampa de geladeira, carcaças de televisores, colchões e até guarda roupas, dentre outros objetos que causam o entupimento e provocam alagações”, lamentou.

De acordo com Emanuel Nery, já existem três fileiras de manilhas com um metro de diâmetro cada no local, mas elas estão entupidas. A Semusb vai desobstruir as manilhas e instalar 36 metros de tubo PVC de dois metros de diâmetro, de um lado a outro da pista. Com isso, dará maior vazão de água e evitará que toda área venha a sofrer com alagamentos.
 

Outro ponto

Obra semelhante foi realizada há poucos dias na Avenida Amazonas com Rua Buenos Aires, bairro Nova Porto Velho, setor Leste da Capital, por onde passa o Canal do Tanques. Em apenas dois dias, a prefeitura abriu a rua de uma margem a outra e instalou tubo de PVC com 1,80 metros de diâmetro, substituindo a antiga tubulação que já estava estragada e entupida, devido a grande quantidade de entulhos.

O secretário disse que somente no trecho do Canal dos Tanques entre as Avenidas Amazonas e Sete de Setembro, 150 carradas de lixo foram retiradas pela Semusb. “A prefeitura está fazendo a sua parte, mas é preciso que as pessoas tenham consciência. Muita gente não tem noção do prejuízo que provocam contra elas mesmas. É importante não jogar lixo nos canais e também não deixar as pessoas jogarem”, enfatizou.

Fonte: Augusto José
Foto. Medeiros

 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat