Porto Velho (RO) domingo, 17 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeitura vai interditar Avenida Calama


 Prefeitura vai interditar Avenida Calama - Gente de OpiniãoA prefeitura da Capital vai interditar a Avenida Calama, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, zona Norte da cidade, um pouco depois do Porto Velho Shopping, sentido bairro, na próxima sexta feira (18). O objetivo é reforçar a tubulação para escoamento das águas de um canal que atravessa a via pública. Se tudo ocorrer conforme o programado pela Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), o tráfego na pista será liberado na segunda feira (21).

O secretário adjunto de serviços básicos, Emanuel Nery da Piedade, explicou que a ação da prefeitura faz parte do programa que visa conter pontos de alagamentos no período das chuvas. “Estamos limpando, aprofundando e desobstruindo canais em vários bairros. Além disso, nossas equipes estão substituindo as manilhas velhas e também instalando tubos de PVC nos principais pontos críticos, a exemplo do que será instalado na Calama”, afirmou.

Na manhã desta quarta feira (16), o secretário esteve no local para avaliar a situação e constatou que as manilhas foram entupidas devido à quantidade de lixos e entulhos jogados no córrego. “Encontramos sofá, tampa de geladeira, carcaças de televisores, colchões e até guarda roupas, dentre outros objetos que causam o entupimento e provocam alagações”, lamentou.

De acordo com Emanuel Nery, já existem três fileiras de manilhas com um metro de diâmetro cada no local, mas elas estão entupidas. A Semusb vai desobstruir as manilhas e instalar 36 metros de tubo PVC de dois metros de diâmetro, de um lado a outro da pista. Com isso, dará maior vazão de água e evitará que toda área venha a sofrer com alagamentos.
 

Outro ponto

Obra semelhante foi realizada há poucos dias na Avenida Amazonas com Rua Buenos Aires, bairro Nova Porto Velho, setor Leste da Capital, por onde passa o Canal do Tanques. Em apenas dois dias, a prefeitura abriu a rua de uma margem a outra e instalou tubo de PVC com 1,80 metros de diâmetro, substituindo a antiga tubulação que já estava estragada e entupida, devido a grande quantidade de entulhos.

O secretário disse que somente no trecho do Canal dos Tanques entre as Avenidas Amazonas e Sete de Setembro, 150 carradas de lixo foram retiradas pela Semusb. “A prefeitura está fazendo a sua parte, mas é preciso que as pessoas tenham consciência. Muita gente não tem noção do prejuízo que provocam contra elas mesmas. É importante não jogar lixo nos canais e também não deixar as pessoas jogarem”, enfatizou.

Fonte: Augusto José
Foto. Medeiros

 

Mais Sobre Meio Ambiente

Colaboradores do Sistema Fecomércio/RO participam da 4º etapa de implantação do Programa ECOS de Sustentabilidade

Colaboradores do Sistema Fecomércio/RO participam da 4º etapa de implantação do Programa ECOS de Sustentabilidade

Colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, participaram no auditório da Federação durante dois dias, da 4° etapa da implantação do programa

Barragens de minérios: Onde estão as outras com alto potencial de estrago ou alto risco

Barragens de minérios: Onde estão as outras com alto potencial de estrago ou alto risco

O Brasil tem 790 barragens de rejeitos de minérios, e mais de 300 delas não foram classificadas em relação ao seu risco de rompimento e ao potencial d

Porto Velho: Prefeitura destrava recurso de compensação social para Aterro Sanitário

Porto Velho: Prefeitura destrava recurso de compensação social para Aterro Sanitário

Os R$ 4 milhões também servirão para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano de Gerenciamento de Resíduos SólidosMais uma vitória im

Brumadinho: Qualidade da água do rio Paraopeba é considerada ruim. Veja as imagens

Brumadinho: Qualidade da água do rio Paraopeba é considerada ruim. Veja as imagens

Ontem (31/01), a Fundação SOS Mata Atlântica deu início à Expedição Paraopeba, que irá percorrer 356 km deste rio, de Brumadinho à Hidroelétrica Retir