Quinta-feira, 21 de abril de 2011 - 18h35
.jpg)
A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob), realiza trabalhos de macro drenagens no Canal dos Tanques, altura da Rua Rafael Vaz e Silva, bairro São Cristóvão. O objetivo é proporcionar maior vazão às águas pluviais e conter pontos de alagamentos. “Esse era um dos principais pontos de estrangulamento na rede de drenagem, pois havia somente um bueiro no local e não suportava o grande volume de águas”, explicou o secretário Marcelo Fernandes (Semob).
De acordo com o secretário, a prefeitura realizou estudos técnicos e mapeou todos os pontos críticos. Na Rafael Vaz e Silva, foi constatada a necessidade de colocar mais dois bueiros metálicos, cada um deles tem 3,05 metros de diâmetro por 24 de cumprimento. O primeiro já havia sido instalado. Na tarde desta terça feira (19), ocorreu a instalação do segundo bueiro. “Agora a vazão de água vai triplicar nesse local”, disse Marcelo Fernandes. Ele acrescentou que o estrangulamento na Rafael Vaz e Silva refletia na BR-319, antiga Avenida Jorge Teixeira.
A prefeitura também realizou obras na Rua João Paulo I, bairro Conceição, nas proximidades da Avenida Campos Sales, região Sul de Porto Velho. Ali, foram instalados 30 metros de manilhas de concreto de um metro de diâmetro cada. No Canal do Aeroclube, bairro Jardim Eldorado, mesmo setor da cidade, a Semob instalou 18 metros de manilhas de concreto, cada uma com 1,20 de diâmetro. “Também foi necessário rebaixar os cruzamentos e instalar 100 metros de manilhas de um metro de diâmetro cada entre as Ruas Anari e Pau Ferro”, informou.
Outro ponto trabalhado pela prefeitura foi no canal do bairro Mariana, setor Leste, que represava água e causava sérias inundações. Houve a necessidade de instalar um bueiro metálico de 2,30 metros de diâmetros por 14 de extensão para resolver o problema.
Próximos
Depois de concluir os serviços na Rafael Vaz e Silva, a prefeitura fará intervenção no Canal da Penal, na Avenida Calama, zona Norte, onde será necessário instalar 24 metros de bueiro metálico com diâmetro de 2,80. Na sequência, equipes atuarão em três pontos do Igarapé Grande – nas Ruas Brasília, Tenreiro Aranha e Estrada de Santo Antônio, na área central de Porto Velho. Na Avenida Rio de Janeiro, Canal do Tancredo Neves, serão instaladas duas linhas de concreto de 14 metros de extensão cada, por 1,20 de diâmetro.
Ainda conforme o secretário Marcelo Fernandes, a prefeitura realizou limpeza e desobstrução em 25 mil e 600 metros de canais. Outros pontos são necessários, mas o serviço não foi executado porque as máquinas não podem entrar, devido à ocupação irregular das margens por famílias carentes.
Fonte: Augusto José
Foto: Medeiros
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)