Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeitura formaliza adesões para Prevenção às Queimadas


 
A prefeitura de Porto Velho formalizou na tarde de ontem,  quarta feira  (18), a adesão dos órgãos que farão parte do Comitê Municipal de Prevenção às Queimadas Urbanas. A reunião que tratou do assunto foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). “Foi um passo muito importante para combatermos esse tipo de crime ambiental. Agora vamos aguardar o decreto do prefeito para oficializar a criação do comitê”, disse o secretário José Carlos Gadelha (Sema).Prefeitura formaliza adesões para Prevenção às Queimadas - Gente de Opinião

O evento começou com uma projeção audiovisual mostrando a realidade de Porto Velho em 2010, no período intenso das queimadas, quando a cidade ficou tomada pela fumaça. Foram exibidas notícias divulgadas em vários sites de projeção nacional destacando Rondônia e, especificamente a capital Rondoniense de forma negativa, devido ao grande número de queimadas. Fotos de queimadas urbanas e em florestas também foram mostradas.

Durante o encontro, foram definidas algumas ações conjuntas voltadas para a educação ambiental, fiscalização e repressão aos infratores. Gadelha destacou que o esforço conjunto de todos os parceiros irá produzir resultados mais abrangentes. “É por isso que estamos nos articulando agora, para que não venha ocorrer o mesmo de anos anteriores”, comentou referindo-se a grande quantidade de fumaça que toma conta da cidade. “As queimadas urbanas também contribuem para esse processo negativo”, completou.

Conforme o secretário Gadelha, a prefeitura, através da Sema e do Comitê de Prevenção às Queimadas realizará uma intensa campanha de esclarecimento, educação e fiscalização com farta distribuição panfletos explicativos, palestras e exibição de vídeos nas escolas e locais de maior concentração de público. Além disso, vai fazer a divulgação maciça da “Linha Verde”, que é o telefone 0800 647 1320 para a população denunciar qualquer tipo de queimada. “A campanha será realizada até o final do ano”, enfatizou.

Multas

Na avaliação de Gadelha, o comitê vai possibilitar uma atuação mais coordenada e articulada tanto na prevenção quanto no enfrentamento. Ele alerta que a multa para quem for pego em flagrante é alta – varia de 2 mil a 40 mil de reais. “Quem for flagrado na prática criminosa será notificado, autuado e multado”, afirmou. Gadelha enfatizou que o simples fato de queimar o lixo no quintal de casa constitui crime contra o meio ambiente e que poderá gerar multa “pesada”. O secretário também disse que o objetivo da prefeitura é orientar, educar e conscientizar, mas os infratores não ficarão na impunidade.

Ativismo

A campanha contra as queimadas será desencadeada a partir do próximo dia 5 de junho, quando terá início a Semana do Meio Ambiente. “Até o dia 12, no encerramento da programação, teremos oito dias de ativismo ambiental com diversas atividades”, declarou o secretário. Um passeio ciclístico está programado para acontecer logo na abertura da Semana do Meio Ambiente, com largada no Parque Ecológico e chegada ao Parque Circuito.

Participantes

A reunião teve participação de representantes do Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Ibama, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Promotoria do Meio Ambiente e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

fonte : Augusto José
Foto: Quintela

Gente de OpiniãoTerça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Gente de Opinião Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)