Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeitura define estratégias de ações da 2ª Campanha de Combate as Queimadas


A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), reuniu na tarde de ontem, quarta feira (21), o Comitê de Combate às Queimadas Urbanas. O encontro serviu para traçar ações conjuntas entre diversos parceiros e elaborar um calendário único de atividades a serem realizadas na Capital e nos distritos. “Vamos definir de que forma cada um dos parceiros vai contribuir para que possamos cumprir as metas da campanha contra as queimadas”, explicou a assessora executiva especial da Sema, Camila Azzi.

Ela declarou que o lançamento da 2ª Campanha de Combate às Queimadas Urbanas será feito no próximo dia três de abril, durante um coquetel para a imprensa que será servido na própria sede da Sema, à Rua Duque de Caxias, entre Salgado Filho e Getúlio Vargas, bairro São Cristóvão. A primeira grande atividade da Campanha será o Dia Sem Fogo, marcado para cinco de abril, no bairro Areal.

No decorrer da Campanha, que será encerrada somente em outubro, estão previstas diversas atividades nos bairros, nas escolas, instituições e associações de moradores, como palestras, distribuição de panfletos e visitas casa a casa. “O objetivo da Campanha é conscientizar a população sobre a necessidade de reduzir a emissão de gases poluentes e, consequentemente, os índices de doenças respiratórias em crianças e idosos, contribuindo para com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, frisou Camila Azzi.

Integração

O secretário adjunto da Sema, Flávio Moraes, declarou que esta foi a 2ª reunião de trabalho do Comitê em 2012. Na primeira, os parceiros apresentaram as propostas de atividades a serem executadas. “Neste encontro vamos integrar as ações para intensificar a campanha contra as queimadas, de maneira que todos possam falar a mesma linguagem”, afirmou. Disse, ainda, que haverá vários momentos de interação com a comunidade, divididos em três etapas – mobilização, conscientização e fiscalização.

No primeiro momento, a campanha vai mobilizar os moradores para que participem do evento. Depois, irá trabalhar a conscientização das pessoas para que não façam queimadas e também denunciem os infratores por meio do 0800-647-1320 ou diretamente na Sema. Nesse período, pessoas que estiveram causando queimadas urbanas serão notificadas e orientadas quando ao perigo que a fumaça causa para a saúde pública e quais a penalidades impostas pela lei. Por último, no período de junho a agosto, a fiscalização será intensificada para multar os infratores.

Flávio Moraes destacou que a menor multa para quem causa queimadas é de 50 UPMF – Unidade Padrão Municipal Fiscal -, cujo valor em dinheiro é de R$ 2.482,00. Lembrou, ainda, que a multa é aplicada de acordo com a infração, podendo chegar até 100 mil UPMF.

Palestra

Ainda durante a reunião do Comitê, o agente de educação ambiental da Sema, Duarte Lima, apresentou aos parceiros o modelo de palestra que deverá ser apresentada no período da campanha, quer seja em escolas, associações ou nas instituições públicas. Observou, no entanto, que os palestrantes deverão atentar para a forma de linguagem a ser utilizada, para que alcance o objetivo com cada público alvo. As palestras deverão ser ilustradas com imagens de queimadas, animais, plantas e fumaça, dentre outros recursos que poderão chamar a atenção das pessoas.

Parceiros

Participaram da reunião, representantes do Corpo de Bombeiros, Eletronorte, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedan), Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e Emater Rondônia. Também figuram como representantes do Comitê, a Aeronáutica, 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação e Batalhão de Polícia Ambiental.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)