Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velhoplanta árvores na Avenida Tiradentes



 Em continuidade ao programa Cidade Mais Verde, a prefeitura de Porto Velho realizou o plantio de 200 mudas de Ipês na área do comando geral da Polícia Militar de Rondônia, na Avenida Tiradentes, bairro Embratel. O trabalho foi solicitado através do disk plante uma árvore, pelo telefone 0800 647 5445, criado exclusivamente para atender as pessoas que querem ajudar na arborização da cidade.

De acordo com o secretário adjunto de meio ambiente, Telêmaco Lins, o plantio também faz parte do projeto que prevê o plantio de 20 mil novas mudas até o final deste ano. Ele informa que além de atender as solicitações da população em geral, a secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema) segue seu plano de arborização da capital, plantando mudas nas principais avenidas. O trabalho é coordenado pela equipe de educação ambiental.

 

Solicitações

Ao todo, cerca de quatro mil solicitações de moradores, proprietários de empresas e órgãos públicos foram atendidos pela prefeitura, que em média recebe 15 pedidos ao dia. Depois de registrar as solicitações, a Sema envia uma equipe ao local para estudos técnicos de viabilidade, prestando orientações, para verificar qual a espécie será mais adequada para o terreno. A pessoa que fez o pedido assume o compromisso de cuidar das plantas, seguindo sempre as orientações da Sema.
 

Espécies

Dentre as espécies de plantas utilizadas para atender a comunidade, a Sema fornece Seringueiras, Jatobá, Ipê e Nim Indiano. As mesmas espécies também são utilizadas na arborização das vias públicas. “Esperamos fechar este ano com o plantio de 50 mil mudas, contando com as cinco mil plantadas em cinco minutos em 2009”, comemora o secretário.
 

Avenidas

Conforme Telêmaco Lins, a prefeitura trabalha com várias equipes. Elas estão atuando nas Avenidas Calama, Rio de Janeiro, Costa e Silva, Jorge Teixeira, Buenos Aires e Sete de Setembro, dentre outras. Pinheiro Machado e Rio Madeira são as próximas a serem contempladas. Os trabalhos estão sendo acelerados nesse período de chuvas da região, época mais propícia para que não morram.

O secretário ainda informa que mudas já foram plantadas em dez condomínios na capital. Os distritos de Jacy-Paraná e União Bandeirantes, também foram atendidos. São Carlos, no baixo Madeira, será o próximo distrito da capital a fazer parte do programa de arborização. “Nosso projeto contempla a capital e os distritos”, disse.

Fonte: Augusto José

Mais Sobre Meio Ambiente

Colaboradores do Sistema Fecomércio/RO participam da 4º etapa de implantação do Programa ECOS de Sustentabilidade

Colaboradores do Sistema Fecomércio/RO participam da 4º etapa de implantação do Programa ECOS de Sustentabilidade

Colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, participaram no auditório da Federação durante dois dias, da 4° etapa da implantação do programa

Barragens de minérios: Onde estão as outras com alto potencial de estrago ou alto risco

Barragens de minérios: Onde estão as outras com alto potencial de estrago ou alto risco

O Brasil tem 790 barragens de rejeitos de minérios, e mais de 300 delas não foram classificadas em relação ao seu risco de rompimento e ao potencial d

Porto Velho: Prefeitura destrava recurso de compensação social para Aterro Sanitário

Porto Velho: Prefeitura destrava recurso de compensação social para Aterro Sanitário

Os R$ 4 milhões também servirão para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano de Gerenciamento de Resíduos SólidosMais uma vitória im

Brumadinho: Qualidade da água do rio Paraopeba é considerada ruim. Veja as imagens

Brumadinho: Qualidade da água do rio Paraopeba é considerada ruim. Veja as imagens

Ontem (31/01), a Fundação SOS Mata Atlântica deu início à Expedição Paraopeba, que irá percorrer 356 km deste rio, de Brumadinho à Hidroelétrica Retir