Terça-feira, 15 de fevereiro de 2022 - 13h54
Buscando incentivar práticas de responsabilidade socioambiental nas repartições do município, a Prefeitura aderiu ao programa Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) em Porto Velho. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) é uma das pastas municipais que aderiu ao programa, buscando incentivar a prática nos ambientes administrativo e escolar.
O projeto, criado pelo Ministério do Meio Ambiente, tem como principal objetivo promover e incentivar as instituições públicas a adotarem e programarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas.
Para o prefeito Hildon, as escolas têm um papel fundamental no processo de educação ambiental. “Para melhorar a sociedade temos que direcionar nossas crianças da rede municipal de ensino. Precisamos ter o conhecimento da importância do destino certo de cada material. A natureza já foi muito maltratada e estamos sofrendo impactos graves devido a isso. Precisamos economizar itens básicos como água e luz”, afirma o prefeito.
A secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros, lembra que a Semed é uma das protagonistas nas ações de sustentabilidade dentro do município. “Vamos ampliar as ações executadas dentro das nossas 141 escolas, através de projetos com salas de aula ao ar livre alinhados com a proposta das hortas comunitárias”, explica.
Ações de conscientização ambiental chegarão a escolas da rede municipalOutras propostas para uma realidade mais sustentável incluem a comunicação interna, orientando os servidores a utilizarem aparelhos elétricos de forma inteligente, com o conceito de economia de energia no ambiente de trabalho e também do uso racional no consumo de água nas unidades escolares.
“O desenvolvimento sustentável nas escolas gera uma nova perspectiva, um olhar de reconhecimento de que a gestão escolar está preocupada com os alunos e com a vida na comunidade e no planeta”, acrescenta a secretária.
PROJETO
Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P ) é uma iniciativa voluntária e que demanda engajamento pessoal e coletivo, que tem como eixos temáticos: o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada de resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização, capacitação e licitações sustentáveis.
Em meio a um cenário em que a beleza natural contrasta com os desafios ambientais, o Vale do Guaporé, na fronteira com a Bolívia, enfrenta um fenô
Prefeitura de Porto Velho implanta ecobarreira e inicia proteção de canais e igarapés
A Prefeitura de Porto Velho implantou a primeira ecobarreira da capital, uma iniciativa já consagrada em diversos municípios brasileiros. O sistema te
MPRO firma TAC com Sedam para reforçar fiscalização ambiental em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) firmou, nesta quarta-feira (24/9), Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Secretaria de Estado do Desen
MIIS-RO participa da 19ª Primavera dos Museus com reflexão sobre mudanças climáticas
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza, em setembro, a 19ª edição da Primavera dos Museus. Em 2025, o tema escolhido é “Museus e Mudanças