Porto Velho (RO) quinta-feira, 30 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeitura cria programa de reflorestamento em propriedades rurais


 

Um programa de reflorestamento em propriedades rurais criado pela prefeitura de Porto Velho, irá proporcionar a recuperação das reservas legais dos pequenos agricultores. O programa prevê inicialmente o plantio de 500 mil mudas de árvores frutíferas e nativas da região, principalmente às margens dos rios e igarapés.

O secretário municipal de meio ambiente, Agnaldo Ferreira dos Santos, explica que serão criados cinco “viveiros pólos” em cinco associações de produtores rurais. Cada uma irá produzir 100 mil mudas de árvores diversas para atender aos seus associados, priorizando sempre os pequenos agricultores. Inicialmente, serão atendidas 250 propriedades.

Com o acompanhamento dos técnicos da secretaria municipal de meio ambiente (Sema), os próprios agricultores irão produzir as mudas e depois repassá-las sem nenhum custo. “Esse é um programa que o prefeito Roberto Sobrinho, quer implantado o mais rápido possível”, afirma o secretário. Serão investidos no programa cerca de R$ 500 mil, recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

A previsão é que dentro de 40 a 50 dias os viveiros estejam montados. “Queremos aproveitar as primeiras chuvas para a produção das primeiras mudas”, afirma o secretário. Ainda segundo Agnaldo Ferreira dos Santos, o novo Código Ambiental determina que toda área de reserva legal seja recuperada. O agricultor que não cumprir a determinação será multado. “É mais uma forma de ajudar os produtores e a natureza”, destacou.

Meio Ambiente

Por ocasião da Semana do Meio Ambiente, a prefeitura através da Sema, plantou cerca de 400 mudas de árvores em Porto Velho. Os locais escolhidos foram Escolas públicas municipais e condomínios construídos em parcerias com a Caixa Econômica Federal. Os apenados que participam do Programa de Ressocialização, também colaboraram com o plantio. Várias palestras nas Escolas e distribuição de mudas, fizeram parte do Programa “Porto Velho Mais Verde” e foram realizadas dentro da programação.

Fonte: Augusto José


 

Mais Sobre Meio Ambiente

Premiação do 2º Concurso de Desenho Infantil é entregue aos vencedores

Premiação do 2º Concurso de Desenho Infantil é entregue aos vencedores

Preservar o hoje pensando no amanhã, foi com esse pensamento que o pequeno Jocélio Junior Moraes Araújo, de 9 anos, confeccionou o desenho que garanti

Porto Velho: divulgados os vencedores do 2º Concurso de Desenho Infantil

Porto Velho: divulgados os vencedores do 2º Concurso de Desenho Infantil

O resultado do 2º Concurso de Desenho Infantil, realizado como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, foi divulgado pela Prefeitura nest

Ecoliga promove live Diálogo Sustentável, sobre boas práticas de sustentabilidade, no dia 21 de junho

Ecoliga promove live Diálogo Sustentável, sobre boas práticas de sustentabilidade, no dia 21 de junho

No mês do meio ambiente, o Tribunal de Justiça de Rondônia, juntamente com o Ministério Público do Estado (MPRO), Ministério Público do Trabalho em