Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

População pode fiscalizar coleta de lixo através de 0800



Com objetivo de melhorar a qualidade da coleta de lixo em Porto Velho e, consequentemente, o atendimento à população, a prefeitura da Capital criou o Disk Lixo, que funciona através do telefone 0800 647 1391. “A idéia é firmar uma parceria com os moradores com objetivo de fiscalizar a qualidade dos serviços prestados pela empresa contratada e melhorar a limpeza da cidade”, afirmou o secretário adjunto de serviços Básicos (Semusb), Laércio Cavalcante Monteiro.

O secretário informou que o Disk Lixo foi criado em setembro de 2010 e está em pleno funcionamento, na própria sede da Semusb. Quatro funcionários se revezam no período de sete da manhã às 19 horas, sem intervalo para o almoço, para que nenhuma ligação fique sem resposta. “A prefeitura quer um contato mais próximo com o cidadão, para que este ajude o poder público a fiscalizar. Além disso, abrimos um espaço para o contribuinte opinar, quer seja positiva ou negativamente sobre tudo o que se refere a resíduos sólidos. O mais importante é que essa opinião servirá de parâmetros para melhorar nossas ações”, declarou.

De acordo com Laércio Cavalcante, cada reclamação ao número 0800 647 1391 é transformada em notificação e encaminhada à empresa contratada para realizar a coleta dos resíduos, para que as falhas sejam corrigidas. Após o cumprimento do prazo concedido à prestadora de serviços, fiscais da Semusb realizam visitas in loco. “Caso a notificação não seja cumprida no prazo estipulado pelo Município, a responsável pelo recolhimento do lixo poderá sofrer várias sanções, inclusive o pagamento de pesadas multas”, disse.

Além de melhorar a qualidade dos serviços prestados, o secretário entende que a participação do público através do Disk Lixo irá possibilitar um acompanhamento maior por parte da prefeitura. Ele também afirma que o 0800 é mais uma ferramenta criada pelo Município e colocada a disposição da comunidade, para que cobrem o cumprimento do calendário de coleta de lixo e como esse serviço está sendo executado. “Isso significa que a prefeitura está trabalhando junto com a população pelo bem da cidade”, completou.

Laércio ainda destacou outras ações desencadeadas na gestão do prefeito Roberto Sobrinho para deixar a cidade mais limpa. Como exemplo, citou o programa de gestão de resíduos sólidos, que vai muito além da simples coleta de lixo, mas também a forma adequada de tratamento, com a construção em breve do aterro sanitário.

Fonte:  Augusto José

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)