Quarta-feira, 26 de março de 2008 - 14h52
O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental Augustinho Pastore, recebeu na manhã desta quarta-feira produtores interessados no cultivo da seringueira no interior do Estado. A viabilidade do plantio da seringueira é incentivada pela Sedam por se tratar de uma planta nativa da região amazônica que apresenta inúmeras vantagens desde a reposição da reserva legal, proteção da mata ciliar, além de ser uma atividade extrativista ecológica e economicamente sustentável em Rondônia.
De acordo com estudos, a seringueira gera hoje até dois mil quilos de seringa por hectare ao mês, equivalente a R$ 4.000,00, podendo também ser consorciada com outras árvores nativas da região como o cacau e cupuaçu.
Augustinho Pastore afirmou que o plantio da seringueira representa uma alternativa para o tão chamado desenvolvimento sustentável, pois é bom para o meio ambiente, recupera mata ciliares, sem contar que a demanda por produtos florestais está crescendo rapidamente.
Pastore falou ainda que em Rolim de Moura, já existe uma empresa com capacidade de industrialização de 500 toneladas de borracha por mês, pagando R$ 2,00 reais por quilo, com a vantagem de pegar o produto no local, sem nenhum custo adicional. A indústria de Rolim de Moura tem o apoio do Governo do Estado, pois é um exemplo de atuação, no sentido de fomentar a produção, o desenvolvimento rural e o amparo social dada a característica de mão-de-obra intensiva da cultura.
As informações necessárias sobre o plantio da seringueira, poderão ser adquiridas na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, localizada na Estrada do Santo Antônio, 5323, Parque Cujubim, ou nos escritórios da Sedam no interior do Estado.
Fonte: Decom
Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Como parte da política pública de Economia Solidária, desenvolvida pelo governo de Rondônia, catadores de materiais recicláveis participaram de mais

Com previsão de seca extrema, combate às queimadas é reforçado em Porto Velho
Atenta às previsões que indicam um segundo semestre marcado por forte estiagem e altas temperaturas em toda a Amazônia Legal, a Prefeitura de Porto

Cooperativismo e sustentabilidade: o legado que transforma resíduos em dignidade em Rondônia
Ji-Paraná, RO — O desenvolvimento econômico ganha um significado muito mais profundo quando deixa de apenas atender a emergências e passa a fixar op
Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)