Sábado, 1 de dezembro de 2007 - 14h43
Um dos projetos mais relevantes e estratégicos da Petrobras na Região Norte, o Centro de Excelência Ambiental da Petrobras na Amazônia (Ceap), foi apresentado em primeira mão, aqui em Rondônia, durante o V seminário Internacional de Sustentabilidade e Integração latino-americana, que reuniu Ongs, estudantes, empresários e profissionais que discutiram as propostas sustentáveis contra o aquecimento Global.
O gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobrás da Região Norte, Nelson Cabral definiu o empreendimento como uma rede de recursos físicos, humanos e tecnológicos de conhecimentos e de informações, da Petrobrás e da sociedade, para a atuação integrada na busca de introdução de inovações tecnológicas e empresariais na região.
Uma iniciativa que une a vanguarda tecnológica e o conhecimento científico ao compromisso de responsabilidade social e ambiental presentes na missão da companhia e necessários a sua atuação sustentável na região. O Centro foi criado para que os projetos desenvolvidos por diferentes instituições na Amazônia sejam integrados e realizados com a cooperação entre os envolvidos.
O Centro foi idealizado como um instrumento gerencial para parcerias da Petrobras na região, envolvendo universidades, instituições de pesquisa, órgãos governamentais, Ongs e agentes econômicos. Cerca de quatro grandes projetos de pesquisa e desenvolvimento já em andamento fazem parte da carteira do Ceap, reunindo em torno de 650 pesquisadores. A implantação do centro representa investimento de R$ 500 milhões da Petrobras até 2012.
Núcleos temáticos
O Ceap é um aglutinador de dados obtidos por intermédio das pesquisas realizadas na Amazônia. Nele estão agregados, por exemplo, informações sobre modelagem hidrodinâmica dos rios da região, mapas de sensibilidade ambiental a derrames de petróleo e estratégias de contingência. Esse conhecimento nos auxiliará em nossas operações de exploração e produção, transporte fluvial, refino e distribuição, de modo a atuarmos com segurança e sem impacto ambiental, afirmou Cabral.
Uma das iniciativas englobadas pelo Ceap vai monitorar as atividades de transporte de petróleo e gás natural oriundos de Urucu, a segunda maior província terrestre brasileira, localizada em plena Floresta Amazônica e que foram alvo de debates acalorados durante o Seminário.
Fonte: Alex Sakai
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo
Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate
A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30
Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)