Sábado, 1 de dezembro de 2007 - 14h43
Um dos projetos mais relevantes e estratégicos da Petrobras na Região Norte, o Centro de Excelência Ambiental da Petrobras na Amazônia (Ceap), foi apresentado em primeira mão, aqui em Rondônia, durante o V seminário Internacional de Sustentabilidade e Integração latino-americana, que reuniu Ongs, estudantes, empresários e profissionais que discutiram as propostas sustentáveis contra o aquecimento Global.
O gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobrás da Região Norte, Nelson Cabral definiu o empreendimento como uma rede de recursos físicos, humanos e tecnológicos de conhecimentos e de informações, da Petrobrás e da sociedade, para a atuação integrada na busca de introdução de inovações tecnológicas e empresariais na região.
Uma iniciativa que une a vanguarda tecnológica e o conhecimento científico ao compromisso de responsabilidade social e ambiental presentes na missão da companhia e necessários a sua atuação sustentável na região. O Centro foi criado para que os projetos desenvolvidos por diferentes instituições na Amazônia sejam integrados e realizados com a cooperação entre os envolvidos.
O Centro foi idealizado como um instrumento gerencial para parcerias da Petrobras na região, envolvendo universidades, instituições de pesquisa, órgãos governamentais, Ongs e agentes econômicos. Cerca de quatro grandes projetos de pesquisa e desenvolvimento já em andamento fazem parte da carteira do Ceap, reunindo em torno de 650 pesquisadores. A implantação do centro representa investimento de R$ 500 milhões da Petrobras até 2012.
Núcleos temáticos
O Ceap é um aglutinador de dados obtidos por intermédio das pesquisas realizadas na Amazônia. Nele estão agregados, por exemplo, informações sobre modelagem hidrodinâmica dos rios da região, mapas de sensibilidade ambiental a derrames de petróleo e estratégias de contingência. Esse conhecimento nos auxiliará em nossas operações de exploração e produção, transporte fluvial, refino e distribuição, de modo a atuarmos com segurança e sem impacto ambiental, afirmou Cabral.
Uma das iniciativas englobadas pelo Ceap vai monitorar as atividades de transporte de petróleo e gás natural oriundos de Urucu, a segunda maior província terrestre brasileira, localizada em plena Floresta Amazônica e que foram alvo de debates acalorados durante o Seminário.
Fonte: Alex Sakai
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia
Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor

A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)