Quinta-feira, 2 de outubro de 2008 - 18h17
A pesquisadora da Embrapa Rondônia, Vânia Beatriz de Oliveira, foi contemplada com o prêmio amazonense Professor Samuel Benchimol pelo programa “Educomunicação Científica”, desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental de comunidades do Rio Madeira, em Porto Velho – RO. Ao todo 162 propostas concorreram ao prêmio, que é dividido em quatro categorias: Ambiental, Econômica – Tecnológica, Social e Personalidades. Seu principal objetivo é a identificação de projetos que promovam o desenvolvimento sustentável da região Amazônica.
![]() |
| Vânia Beatriz desenvolve trabalho com educação ambiental junto a escolas. |
A cerimônia de premiação acontece ainda este mês em Tocantins. Além da pesquisadora, o projeto envolve os pesquisadores e empregados da empresa, César Teixeira, Cléberson Fernandes, José Roberto Vieira, e Wilma Inês de França. São parceiras do projeto a Secretaria Municipal de Educação do Estado, SEMED, a Emater e a faculdade Uniron.
O objetivo do projeto é proporcionar a inclusão social de jovens rurais , por meio do desenvolvimento de atividades educacionais e de comunicação para a divulgação científica, preparando-os para atuar como jovens cientistas e como comunicadores das ações de pesquisa desenvolvidas na comunidade, contribuindo assim para a popularização da ciência e fortalecimento da cidadania.
A educomunicação é toda ação comunicativa desenvolvida no espaço educativo. A proposta metodológica de educomunicação para a divulgação científica está baseada na comunicação grupal e na linguagem audiovisual; na qual se utiliza música popular brasileira para estimular a discussão e a reflexão sobre a temática ambiental, em grupos de estudo. Também promove a organização e disseminação de informações, em linguagem acessível, sobre questões socioambientais, a partir da compreensão de como e para que “se faz ciência”, e qual a sua aplicabilidade no dia-a-dia do cidadão comum.
Prêmio
Instituído em 2004, o Prêmio Professor Samuel Benchimol é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Banco da Amazônia e as federações de indústrias da região Amazônica.
Na terceira edição do prêmio, em 2006, a Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conquistou o primeiro lugar nesta mesma categoria com o pesquisador César Augusto Domingues Teixeira, com o projeto" Desenvolvimento de inseticidas Botânicos por Tecnologia de baixo custo para Agricultores Familiares".
Fonte: Embrapa Rondônia
Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)
Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo
Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate
A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30
Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d
Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)