Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Operação na Flona Bom Futuro mantém início de cronograma para maio


 

Começa com a notificação dos cinquenta maiores criadores de gado a operação na Floresta Nacional do Bom Futuro, confirmada para o princípio de maio. Na sequência, conforme o cronograma, outros 350 criadores serão notificados para retirada de seu rebanho e as cerca de 4 mil pessoas residentes serão cadastradas para elaboração de um estudo de reassentamento, que poderá beneficiar com lotes da Reforma Agrária famílias que se adequem ao perfil sócio-econômico do Incra. Além disso, também está prevista a instalação de barreiras para impedir a entrada de ferramentas para corte da floresta e retirada de produtos florestais.

As ações acontecem em cumprimento a duas liminares expedidas pela justiça federal exigindo a paralisação dos danos ambientais na Flona, unidade de conservação onde é proibida a permanência para fins de criação de gado ou atividades madeireiras não planejadas. Entretanto, os órgãos que participam da ação (Ibama, Instituto Chico Mendes, Sistema de Proteção da Amazônia, Polícias civil e militar, Força Nacional, entre outros) reiteram a decisão de não promover a retirada imediata das famílias. A princípio, os habitantes serão impedidos de prosseguir com atividades que agridam o meio ambiente e informados sobre as decisões judiciais para saída do gado.

Além das liminares, são esperadas para breve sentenças judiciais para os processos instaurados pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual.

Fonte: Vanessa Ibrahim

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat