Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Operação apreende mais da metade do estoque de madeireira e multa carvoaria


Marco Antônio Soalheiro
Agência Brasil

Tailândia (PA) - A Operação Arco de Fogo chega ao fim de sua primeira semana com fiscais dedicados à medição do material apreendido em duas grandes madeireiras de Tailândia e a descoberta de 47 fornos ilegais em um única carvoaria da cidade.
 
"Dos 2.862 metros cúbicos de madeira existentes em uma das madeireiras fiscalizadas, 1.636 metros cúbicos eram ilegais e serão transportados por cerca de 80 caminhões", informou hoje (29) o coordenador de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na operação, Bruno Versiani.

Na outra empresa, segundo ele, onde a medição não está concluída, foram achadas muitas toras de maçaranduba, espécie de madeira nobre, com diâmetro inferior ao permitido no plano de manejo. Na carvoaria onde foi detectado o excesso de fornos, o proprietário foi multado em R$ 135 mil.

Considerada também a Operação Guardiões da Amazônia, sete grandes madeireiras de Tailândia já foram fiscalizadas, com apreensão de cerca de 15 mil metros cúbicos. Há informação de que algumas empresas se anteciparam e já reduziram o trabalho.

A determinação dos órgãos envolvidos é no sentido de que a Operação Arco de Fogo siga por tempo indeterminada na região de Tailândia. "Não temos previsão de partida. É uma operação grande, contamos com aparato policial e queremos fazer [a fiscalização] em todas as madeireiras", garantiu Versiani.

Há ao todo 147 registros de pessoas jurídicas na atividade madeireira em Tailândia, mas segundo os técnicos ambientais, muitas delas são só de fachada. A estimativa é que operem de fato de 50 a 60 empresas.

A retirada do material apreendido no município do nordeste do Pará, em direção a um depósito em Marituba, na região metropolitana da capital, segue em ritmo lento. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) informou que, computado o volume transportado hoje por balsa pelo Rio Moju, já deixaram Tailândia 4.192 metros cúbicos.

"A medição exigida é extensa e o processamento de dados também", ressaltou Versiani. Além da balsa, 35 caminhões auxiliam no transporte das toras.

Participam da Operação Arco de Fogo em Tailândia 300 agentes de fiscalização e policiamento, divididos entre Ibama, Sema, Polícia Federal e Força Nacional de Segurança. A força-tarefa, que deve se estender a mais 36 municípios, foi montada para garantir a segurança dos fiscais e técnicos ambientais, e tentar frear a retomada do desmatamento na Amazônia.
 

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)