Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Operação apreende mais da metade do estoque de madeireira e multa carvoaria


Marco Antônio Soalheiro
Agência Brasil

Tailândia (PA) - A Operação Arco de Fogo chega ao fim de sua primeira semana com fiscais dedicados à medição do material apreendido em duas grandes madeireiras de Tailândia e a descoberta de 47 fornos ilegais em um única carvoaria da cidade.
 
"Dos 2.862 metros cúbicos de madeira existentes em uma das madeireiras fiscalizadas, 1.636 metros cúbicos eram ilegais e serão transportados por cerca de 80 caminhões", informou hoje (29) o coordenador de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na operação, Bruno Versiani.

Na outra empresa, segundo ele, onde a medição não está concluída, foram achadas muitas toras de maçaranduba, espécie de madeira nobre, com diâmetro inferior ao permitido no plano de manejo. Na carvoaria onde foi detectado o excesso de fornos, o proprietário foi multado em R$ 135 mil.

Considerada também a Operação Guardiões da Amazônia, sete grandes madeireiras de Tailândia já foram fiscalizadas, com apreensão de cerca de 15 mil metros cúbicos. Há informação de que algumas empresas se anteciparam e já reduziram o trabalho.

A determinação dos órgãos envolvidos é no sentido de que a Operação Arco de Fogo siga por tempo indeterminada na região de Tailândia. "Não temos previsão de partida. É uma operação grande, contamos com aparato policial e queremos fazer [a fiscalização] em todas as madeireiras", garantiu Versiani.

Há ao todo 147 registros de pessoas jurídicas na atividade madeireira em Tailândia, mas segundo os técnicos ambientais, muitas delas são só de fachada. A estimativa é que operem de fato de 50 a 60 empresas.

A retirada do material apreendido no município do nordeste do Pará, em direção a um depósito em Marituba, na região metropolitana da capital, segue em ritmo lento. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) informou que, computado o volume transportado hoje por balsa pelo Rio Moju, já deixaram Tailândia 4.192 metros cúbicos.

"A medição exigida é extensa e o processamento de dados também", ressaltou Versiani. Além da balsa, 35 caminhões auxiliam no transporte das toras.

Participam da Operação Arco de Fogo em Tailândia 300 agentes de fiscalização e policiamento, divididos entre Ibama, Sema, Polícia Federal e Força Nacional de Segurança. A força-tarefa, que deve se estender a mais 36 municípios, foi montada para garantir a segurança dos fiscais e técnicos ambientais, e tentar frear a retomada do desmatamento na Amazônia.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

De Rejeito a Recurso: Estudo sobre a Viabilidade do Condensado de Ar-Condicionado em Água Reutilizável

De Rejeito a Recurso: Estudo sobre a Viabilidade do Condensado de Ar-Condicionado em Água Reutilizável

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Projeto ambiental do governo de RO resulta na soltura de 228 mil filhotes de tartaruga-da-Amazônia no Parque Estadual Corumbiara

Projeto ambiental do governo de RO resulta na soltura de 228 mil filhotes de tartaruga-da-Amazônia no Parque Estadual Corumbiara

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)