Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Ong cria sistema online para financiar projetos na Amazônia



Projeto da organização não-governamental NatureRights foi apresentado ontem (3) à senadora Fátima Cleide (PT-RO) pela representante da entidade, Samantha Novella, que busca no Congresso Nacional interlocução com parlamentares ligados à causa ambientalista para que conheçam a proposta e a divulguem junto às comunidades tradicionais da Amazônia.

Sediada na França, a NatureRights criou um sistema inovador de conseguir recursos para projetos de recuperação de áreas degradadas da Amazônia, onde vivem comunidades tradicionais – extrativistas, índios e ribeirinhos -, por meio da Internet.

Segundo Samantha, a idéia é buscar contribuições individuais de cidadãos do mundo, especialmente dos Estados Unidos e Europa, permitindo recolher fundos necessários para cumprir dois objetivos – crescimento econômico sustentável e preservação ambiental da região amazônica.

Os recursos arrecadados seriam enviados diretamente às comunidades tradicionais, sem interferência da NatureRights na execução de projetos de sustentabilidade econômica.

A senadora Fátima Cleide disse que a idéia é louvável, ainda mais porque expressa a filosofia de que não pode ser reproduzida para a Amazônia a proposta de que a região seja um santuário da biodiversidade intocável.

"O projeto não pretende reproduzir essa concepção, o que é muito sensato. A NatureRights também considera que os cidadãos do mundo devem conhecer a importância da Amazônia para a humanidade, e estar engajados na contribuição aos projetos de sustentabilidade", disse a senadora, informando que, na medida em que suas prerrogativas permitirem, irá colaborar para a implementação do projeto no Brasil.  

Fonte: Mara Paraguassu

 

 

  

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat