Terça-feira, 13 de julho de 2010 - 07h25
Daniel Panobianco - O Brasil, o Chile, a Argentina, o Paraguai e a Bolívia como um todo estarão sob um verdadeiro freezer nos próximos dias. Parece exagero, mas aos olhos da meteorologia esta é "a onda de frio" e não apenas um resfriamento qualquer. Esse foi o recado enviado dos Estados Unidos pelo NOAA, que afirma categoricamente que esta pode ser a mais intensa onda de frio em questões territoriais do século XXI.
Com núcleo projetado para alcançar até 1047 hPa (hectopascais) no norte da Argentina, o ar polar irá derrubar as temperaturas até a linha do Equador percorrendo mais de 8 mil quilômetros, algo não visto desde julho de 1975.
O Sul do Brasil como um todo terá nas áreas de serra, até sexta-feira (16), mínimas de até -7°C, com risco de "geada negra" e neve acumulativa.
Os modelos insistem em prever neve também para regiões mais remotas como o Paraguai e o sul da Bolívia, onde históricos nunca relevaram valores significativos em eventos passados.
O frio que irá fazer em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre e Rondônia poderá quebrar o recorde de todos os tempos.
Algumas projeções viajam colocando até 1°C no oeste de Mato Grosso, região de Cáceres e apenas 4°C em Vilhena, Rondônia, em plena Amazônia.
Em São Paulo vai esfriar muito, mas a chuva e a cobertura de nuvens impedirão em recordes absurdos de frio.
Outra grande onda de frio atinge o Brasil por volta de 25 de julho, também com muita intensidade, segundo os modelos numéricos.
(Fonte: De olho no tempo)
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia
Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor

A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)