Terça-feira, 13 de julho de 2010 - 07h25
Daniel Panobianco - O Brasil, o Chile, a Argentina, o Paraguai e a Bolívia como um todo estarão sob um verdadeiro freezer nos próximos dias. Parece exagero, mas aos olhos da meteorologia esta é "a onda de frio" e não apenas um resfriamento qualquer. Esse foi o recado enviado dos Estados Unidos pelo NOAA, que afirma categoricamente que esta pode ser a mais intensa onda de frio em questões territoriais do século XXI.
Com núcleo projetado para alcançar até 1047 hPa (hectopascais) no norte da Argentina, o ar polar irá derrubar as temperaturas até a linha do Equador percorrendo mais de 8 mil quilômetros, algo não visto desde julho de 1975.
O Sul do Brasil como um todo terá nas áreas de serra, até sexta-feira (16), mínimas de até -7°C, com risco de "geada negra" e neve acumulativa.
Os modelos insistem em prever neve também para regiões mais remotas como o Paraguai e o sul da Bolívia, onde históricos nunca relevaram valores significativos em eventos passados.
O frio que irá fazer em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre e Rondônia poderá quebrar o recorde de todos os tempos.
Algumas projeções viajam colocando até 1°C no oeste de Mato Grosso, região de Cáceres e apenas 4°C em Vilhena, Rondônia, em plena Amazônia.
Em São Paulo vai esfriar muito, mas a chuva e a cobertura de nuvens impedirão em recordes absurdos de frio.
Outra grande onda de frio atinge o Brasil por volta de 25 de julho, também com muita intensidade, segundo os modelos numéricos.
(Fonte: De olho no tempo)
Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão
TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas
Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala