Terça-feira, 13 de julho de 2010 - 07h25
Daniel Panobianco - O Brasil, o Chile, a Argentina, o Paraguai e a Bolívia como um todo estarão sob um verdadeiro freezer nos próximos dias. Parece exagero, mas aos olhos da meteorologia esta é "a onda de frio" e não apenas um resfriamento qualquer. Esse foi o recado enviado dos Estados Unidos pelo NOAA, que afirma categoricamente que esta pode ser a mais intensa onda de frio em questões territoriais do século XXI.
Com núcleo projetado para alcançar até 1047 hPa (hectopascais) no norte da Argentina, o ar polar irá derrubar as temperaturas até a linha do Equador percorrendo mais de 8 mil quilômetros, algo não visto desde julho de 1975.
O Sul do Brasil como um todo terá nas áreas de serra, até sexta-feira (16), mínimas de até -7°C, com risco de "geada negra" e neve acumulativa.
Os modelos insistem em prever neve também para regiões mais remotas como o Paraguai e o sul da Bolívia, onde históricos nunca relevaram valores significativos em eventos passados.
O frio que irá fazer em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre e Rondônia poderá quebrar o recorde de todos os tempos.
Algumas projeções viajam colocando até 1°C no oeste de Mato Grosso, região de Cáceres e apenas 4°C em Vilhena, Rondônia, em plena Amazônia.
Em São Paulo vai esfriar muito, mas a chuva e a cobertura de nuvens impedirão em recordes absurdos de frio.
Outra grande onda de frio atinge o Brasil por volta de 25 de julho, também com muita intensidade, segundo os modelos numéricos.
(Fonte: De olho no tempo)
O Instituto Amazônia+21 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, na tarde desta quinta-feira, 11, um acordo de
O governo de Rondônia realizou a primeira edição da pesca manejada de 2025 no Rio Cautário, alcançando resultados expressivos. Entre os dias 15 de a
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), obteve uma vitória judicial que obriga a conc
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p