Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

OMISSÃO: Pesquisa revela que sociedade também deve opinar sobre mudanças climáticas


 
MÔNICA MONTENEGRO (*)
contato@agenciaamazonia.com.br 


BRASÍLIA – Parlamentares ouvidos em pesquisa feita pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser) avaliaram que, apesar de reconhecer as mudanças climáticas como um problema urgente, o Congresso Nacional ainda não inseriu o tema entre suas prioridades. 

Divulgada esta semana, a pesquisa analisou a percepção de líderes brasileiros de vários segmentos sobre mudanças climáticas. Deputados e senadores consideram que é preciso ousar mais. Sem ações efetivas do governo federal, o Parlamento pouco pode avançar sobre o assunto, conforme destaca a antropóloga do Iser, Maria Rita Villela.

"Eles mesmos dizem que não podem fazer nada se o governo não tomar uma decisão, e se a sociedade não pressionar também. Todos reconhecem a importância do tema, mas como não existe pressão de uma comissão, eles não conseguem desenvolver ações". Na opinião da especialista, a partir do momento que as mudanças climáticas estiverem no patamar em que hoje estão a agricultura e o desenvolvimento industrial, surgirão ações concretas dentro do Congresso.

Fórum permanente  

OMISSÃO: Pesquisa revela que sociedade também deve opinar sobre mudanças climáticas  - Gente de Opinião
No Congresso, um dos principais temas da ciência aguarda ações governamentais /ARQUIVO


O deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), que presidiu a Comissão Especial Mista sobre Mudanças Climáticas durante oito meses, considera que o Congresso poderá avançar bastante se criar um fórum permanente sobre o assunto, como recomendado no relatório final da comissão mista.

 No entanto, Gomes observa, é preciso considerar que o tema permeia diversas áreas. "No Congresso não é tão fácil qualquer tema ter unanimidade, já que os interesses são conflitantes. Por exemplo, estabelecer a PEC do Cerrado (115/95) para reduzir a área de desmatamento, discutir a Amazônia, o desmatamento zero, são temas que não estão exatamente atribuídos à pauta das mudanças climáticas, mas que têm uma correlação inevitável".

O deputado acrescenta que a intensidade da discussão sobre mudanças climáticas no Congresso tem desde a análise de biocombustíveis a energias renováveis e a discussão da política agrícola.  

"Se formos conectar esses assuntos, vamos ver que essa pauta é intensa e totalmente ligada à política de mudanças climáticas".A Câmara já criou uma comissão especial para analisar projetos que propõem uma Política Nacional sobre Mudança do Clima. Estão sendo avaliados sete projetos, entre eles o PL 3535/08 , apresentado pelo Executivo em junho último, com a mesma proposta.

(*) É repórter da Agência Câmara.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fecomércio-RO convida a população para audiência pública sobre queimadas em Candeias do Jamari

Fecomércio-RO convida a população para audiência pública sobre queimadas em Candeias do Jamari

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio de Rondônia será parceiro da Prefeitura e da Câmara Municipal de Candeias do Jamari na realizaç

Governador Marcos Rocha reafirma compromisso no combate aos incêndios florestais com Operação Verde Rondônia

Governador Marcos Rocha reafirma compromisso no combate aos incêndios florestais com Operação Verde Rondônia

Com o lançamento da fase de resposta da Operação Verde Rondônia 2025 (OVR) nesta segunda-feira (2), o governador Marcos Rocha reafirma seu compromis

Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025

Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025

Rondônia está se aproximando do período de estiagem, o chamado “verão amazônico’’, que se estende de junho a novembro, onde as chuvas são escassas e a

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)