Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

OAB recomenda reflexão sobre aluguel da floresta



A Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia defende uma pausa no processo de licitação da floresta nacional do Jamari, ensejando um amplo debate sobre o assunto envolvendo todos os segmentos da sociedade. “A suspensão – ainda que em caráter provisório – da licitação para exploração de um imenso naco das nossas riquezas tem de mais bem discutido com a sociedade”, defende o presidente do Conselho Seccional da OAB, advogado Hélio Vieira, que já havia alertado para falhas nos processo.

Ao se pronunciar sobre a licitação, lá no mês de janeiro, o presidente da OAB já sugeria uma reflexão de todos os envolvidos no assunto, realçando a necessidade de contemplar a participação social nas imensas riquezas que a floresta abriga. A decisão judicial que adia o resultado da licitação, segundo Hélio Vieira, reitera a necessidade de autorização do Congresso Nacional para a concessão de área tão grande de floresta, conforme determina a Constituição Federal. “Mas defendo que devemos aprofundar o debate porque se trata de muita riqueza que se está colocando em mãos não se sabe exatamente de quem”, adverte o dirigente da advocacia rondoniense.

A despeito do debates que vem realizando como fórum permanente de discussão de modelo de exploração racional da Amazônia, a OAB vai enviar essa semana documento a representação do Estado na Câmara e no Senado Federal solicitando especial atenção para esse assunto. “Se houver desprendimento e vontade política de quem vai decidir em nome da sociedade, Rondônia terá no curto prazo sua independência econômica, tamanha a riqueza que abriga em seu solo e subsolo, além, é claro, das imensas possibilidades que se anunciam aos quatro ventos”, enfatiza o presidente da OAB, Hélio Vieira.

Hélio disse esperar que o Congresso Nacional se manifeste em favor dos cidadãos brasileiros, abrindo espaço para que os brasileiros possam participar da extração dos bens florestais. “É nesse sentido que a OAB alertou desde o início do processo”, acentua o presidente da OAB, lembrando que já existe uma polêmica não resolvida na Amazônia com a presença de Organizações Não Governamentais que nem sempre atendo aos interesses dos brasileiros.

Nos próximos dias o Conselho Seccional da OAB voltará a ser reunir para continuar o debate sobre a exploração racional da Amazônia, com a presença de representantes da bancada federal. Nessa mesma linha, a advocacia rondoniense já ouviu o superintendente do Ibama no estado, Oswaldo Pitalluga, governador Ivo cassol e a Secretária de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). 

Fonte: OAB-RO

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)