Domingo, 7 de setembro de 2008 - 17h41
Ana Luiza Zenker
Agência Brasil
Brasília - O ministro-chefe da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, defendeu hoje (7) a proposta, apresentada por ele ao Palácio do Planalto, de criar um novo órgão de regularização fundiária para cuidar especificamente da Amazônia. Segundo ele, o Instituto de Regularização Fundiária da Amazônia (Irfam) serviria para simplificar as regras e procedimentos de regularização, "para construir um caminho largo e acelerado da posse insegura para a propriedade plena."
Logo depois do desfile de 7 de Setembro, Mangabeira Unger afirmou que atualmente a Amazônia Legal, que ocupa 59% do território do país, "é o caos fundiário". "Menos de 4% das terras em mãos de particulares têm a sua situação jurídica esclarecida".
Ele disse que é necessário dar segurança jurídica às propriedades na região, a fim de possibilitar a aplicação de um plano de desenvolvimento.
"Enquanto a Amazônia continuar a ser um caldeirão de insegurança jurídica, e toda a sua população se sentir como se sente hoje, chantageada, nós não conseguiremos resolver nenhum dos problemas da Amazônia, não conseguiremos transformar a Amazônia na grande vanguarda brasileira, na fronteira da imaginação brasileira que ela pode ser", disse o ministro.
Mangabeira submeteu a proposta de medida provisória para a criação de uma nova autarquia ao Palácio do Planalto no dia 21 de agosto. O novo órgão teria como tarefa cuidar da regularização fundiária da Amazônia, atribuição que hoje é do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), subordinado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O Instituto de Regularização Fundiária da Amazônia, nome sugerido por Mangabeira, assumiria parte das tarefas que hoje são de responsabilidade do Incra para regularizar as terras da Amazônia Legal, formada pelos estados do Acre, do Amapá, Amazonas, Pará, de Rondônia e Roraima, além de partes de Mato Grosso, Tocantins e do Maranhão.
Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho realizou reunião nesta sexta-feira (6), para dar andamento a criação do Comitê de Crise Hídrica e Monitoramento de Event

A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia
Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor
Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)