Segunda-feira, 29 de outubro de 2007 - 06h31
Daniel Panobianco - As últimas rodadas de alguns modelos de previsão numérica estão sugerindo na possibilidade - vista ainda como baixa a remota de acontecer - de uma incursão fria intensa no final desta semana. Os mesmos dados adiantam que a queda de temperatura em boa parte da América do Sul seria precedida por volumes excessivos de chuva em boa parte da Região Sul e oeste da Região Centro-Oeste, principalmente o Pantanal mato-grossense, que vem sofrendo com a longa estiagem desde abril.
Apesar de muito baixa, a confiabilidade dos modelos, as visões de agora estariam sugerindo até, na possibilidade de queda de temperatura em parte de Mato Grosso, Acre e Rondônia, mas não ao tom de friagem.
Se por ventura, um evento de friagem acontecesse agora, o ano de 2007 entraria como recorde em número de incursões frias na Amazônia, 14 ao todo.
A menor temperatura observada na Região Norte pertence à cidade de Vilhena. Foi em 19 de julho de 1975, quando os termômetros tilintaram na impressionante marca de 0°C (Zero grau) no Sul de Rondônia, com registro de formação de geada.
A imagem sinótica daquela magnifica incursão de ar frio chamada de "Poço dos Andes" mostra quão intensa foi a penetração do ar frio pelo interior do continente. Os dados retraram que a onda de frio - que dizimou a cultura cafeeira do Estado do Paraná - avançou até mesmo sobre a Linha do Equador chegando ao Estado de Roraima. Nos tempos atuais, a menor temperatura em Vilhena pertence ao dia 19 de julho de 2005, com apenas 08,7°C, assim como os 09°C registrados em 10 de maio desse ano.
As previsões dos próximos dias dirão se a chuva vem com intensidade esta semana e se as temperaturas deverão mesmo sofrer um declínio mais acentuado que o normal, mesmo que apenas no Cone Sul do Estado.
Fonte: Daniel Panobianco - De olho no tempo.
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)